Cursos de verão

Análise da Conjuntura Econômica.

As políticas macroeconômicas e suas influências na economia do Brasil e do ES.

Objetivos

As políticas macroeconômicas e suas influências na economia do Brasil e do ES. O objetivo do curso é analisar as principais variáveis econômicas e seus impactos sobre a economia nacional e internacional. Transmitir conhecimento sobre os efeitos na economia real: comércio, indústria e serviço, exportações e importações e as formas como as empresas devem se portar frente a possíveis alterações em seus mercados.

Programa

OS CONCEITOS MACROECONÔMICOS E SUAS APLICAÇÕES: Crescimento e Desenvolvimento Econômico; PIB e Demanda e Oferta Agregadas.POLÍTICAS MACROECONÔMICAS E O BALANÇO DE PAGAMENTOS: Fiscal; Monetária; Cambial e Balanço de Pagamentos.A CONJUNTURA ECONÔMICA NACIONAL E ESTADUAL E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA BRASILEIRA: A economia brasileira e capixaba e as tendências para os anos futuros; A atual situação da taxa cambial e sua influência sobre o comércio exterior brasileiro e A nova estrutura econômica mundial e a posição do Brasil no mercado internacional.

Observação: Apostila Digital

 

Público-alvo

Profissionais diversos que buscam um entendimento técnico, e entendem a importância e impacto, sobre a conjuntura econômica nacional e estadual.

Instrutor(a) Douglas Chamon
Douglas Chamon

Economista, Especialista em Economia Internacional e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Diretor da Libra Consultoria Econômica Ltda (desde 2001): áreas de atuação – Gestão de Custos; de Capital de Giro; Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira de Investimento (BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e demais Instituições Financeiras); Análise de Valor de Empresas – Valuation; Gestor de Recursos de Terceiros autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários; Consultor da FINDES – Federação das Indústrias do ES (IEL- IDEIES) para as mesmas áreas; Consultor do SEBRAE em projetos especiais de avaliação de viabilidade de segmentos produtivos de interesse do Estado do Espírito Santo; Consultor / Parceiro da TECVITÓRIA – Incubadora de Base Tecnológica de Vitória para execução de Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira de Inovações Tecnológicas, destinados ao atendimento de Editais de Inovação ofertados pela FINEP - Financiadora de Projetos de Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia e FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do ES; Instrutor da FINDES (IEL- IDEIES) para os cursos de Gestão de Custos, Financeira e Investimento; Gestor de Fundos de Investimento em Ações e Renda Fixa.


Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis.

Por iniciativa do Participante: será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail atitudeedu@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início.