Marketing

Marketing Esportivo

Ao final do curso o aluno estará apto a identificar os diversos atores e processos da indústria do esporte, permitindo-lhe buscar aperfeiçoamento profissional e direcionar seus esforços para sua área de interesse.

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Objetivos

Ao final do curso o aluno estará apto a identificar os diversos atores e processos da indústria do esporte, permitindo-lhe buscar aperfeiçoamento profissional e direcionar seus esforços para sua área de interesse.

Programa

I - Indústria:

O negócio esporte (core business), modelo de gestão atual e proposta de um novo modelo de gestão;

II- Produto:

Que faz o quê; Esporte de alto rendimento, educacional e de participação;

III- Canais:

a) Distribuição – estádios, rádio, TV, Internet, telefonia móvel.

b) Comunicação – mídia espontânea (impressa e eletrônica), marketing digital, eventos e promoções, relações públicas e publicidade.

c) Comercialização – PDVs (bilheterias, lojas de produtos licenciados), agências de marketing esportivo, telemarketing, internet e outros.

IV – Mercado:

a) Consumidor Individual (sócio, praticante, torcedor).

b) Consumidor Corporativo (TV, anunciantes, clubes, governo).

V – Estudo de Caso / Desenvolvimento de Projetos.

Projetos desenvolvidos e comercializados por JHAreias e/ou por terceiros.

Público-alvo

Estudantes de ensino superior e profissionais que atuam ou gostariam de atuar no meio esportivo.

Instrutor(a) João Henrique Areias
João Henrique Areias É consultor e professor de gestão e marketing esportivo em MBA’s de instituições de ensino como Trevisan, Facha e FGV. Trabalhou durante 12 anos na IBM (1975-1987), nas áreas de vendas, marketing e comunicação. Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol (2004) e no Departamento de Esportes Olímpicos (2009). Desenvolveu e comercializou diversos projetos esportivos, como o Plano de Marketing da Copa União 87 (campeonato brasileiro de futebol) que viabilizou o Clube dos 13, sendo o primeiro evento esportivo oficial, financiado exclusivamente pela iniciativa privada no Brasil. Teve importante papel na implantação dos PONTOS CORRIDOS no Campeonato Brasileiro de Futebol, a partir de 2003, aprovado por unanimidade pelo Grupo de Trabalho que criou o Estatuto do Torcedor em 2002. O grupo era formado por membros do Ministério dos Esportes, CBF, COB, Clube dos 13, TV Globo, representantes dos atletas (Raí), técnicos (Parreira), árbitros, sindicato dos jogadores de futebol, etc. Viveu e trabalhou nesta área, três anos nos EUA e quatro anos na Espanha, onde participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid. Publicou dois livros – Uma Bela Jogada e Marketing no País do Futebol e mantém uma comunidade na internet sobre o tema com cerca de 4.000 membros (www.marketingesportivo.org).

Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis.

Por iniciativa do Participante: será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail atitudeedu@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início.