Cursos de verão

Psicologia e Consumo

Uma reflexão sobre as transformações socioculturais que constituem o Imaginário do consumidor e que ajudam a definir hábitos de consumo.

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Objetivos

Os impulsos que levam à compra estão além do próprio produto em si, envolvendo sentimentos e sensações que permeiam o nosso consciente e subconscientes. A ciência que estuda esses comportamentos é a Psicologia do Consumo, que é a busca pelo entendimento de todas as emoções e sentimentos dos movimentos psicosocias que estão envolvido no consumo. O objetivo do curso é apresentar os conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos no comportamento de consumo. Possibilitar uma reflexão sobre as transformações socioculturais que constituem o Imaginário do consumidor e que ajudam a definir hábitos de consumo. A partir de estudos de caso, propor uma análise do papel da propaganda sobre o comportamento de consumo. Buscar a compreensão de como a competitividade e a crescente oferta de produtos pode influenciar a psicologia do consumidor.

Programa

1 – Teorias Psicológicas e Comportamento do Consumidor

Psicanálise e Comportamento do Consumidor: O Inconsciente freudiano e o desenvolvimento psicossexual como preditor de padrões de consumo; O Inconsciente Coletivo junguiano e a influência dos arquétipos nos padrões de consumo; Teorias de Aprendizagem e o condicionamento de padrões de comportamento de consumo; A Psicologia Cognitiva e os processos mentais por detrás dos padrões de consumo; A psicologia Humanista de Maslow e o papel da Hierarquia das Necessidades nos padrões de consumo.

2 – Grupos de Consumo e Cultura

A Psicologia Social e a constituição e funcionamento dos grupos sociais e suas interferências sobre o comportamento do consumidor; O consumidor no contexto social e cultural: estilos de vida e modos de existência na atualidade.

3 – Contribuições das Neurociências para o entendimento do consumo

Os estudos sobre percepção, memória e tomada de decisão e suas contribuições para o entendimento do comportamento do consumidor.

4 – Propaganda e Psicologia

O uso de recursos psicológicos pela propaganda; Possíveis impactos da propaganda sobre o comportamento do consumidor.

Público-alvo

Estudantes e profissionais que se interessam por conhecer mais profundamente sobre o tema.

Instrutor(a) Angelita Scardua
Angelita Scardua

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.


Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis.

Por iniciativa do Participante: será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail atitudeedu@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início.