Comunicação

Seminário: Crianças, adolescentes e o uso da Internet. 0

Especialistas de diferentes áreas vão discutir sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes.

Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:

Objetivos

Algumas *pesquisas recentes chegam a apontar que jovens com idade entre 7 e 16 anos passam 10h por dia em frente a telas de celulares, tv’s e vídeo games, sendo que quase integralmente conectados a Internet. Uma geração que vive com a tecnologia 24h em vários ambientes. Novos comportamentos, novas relações, novos valores, novas condutas e tudo caminhando para um futuro que não conseguimos dimensionar. Quais serão os benefícios? Quais serão os malefícios? Conseguimos pensar como será essa relação com a tecnologia em 10, 20 anos? Como os pais podem orientar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos hoje com a tecnologia cada vez mais enraizada em nossas vidas? O seminário  traz como proposta a discussão sobre o tema, feita por especialistas de diferentes áreas. O objetivo  é munir os participantes de informações, de forma a contribuir com o processo educacional, de orientação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Compreender o cenário que estamos e para onde estamos caminhando em relação ao uso da tecnologia tão constante em fases tão importantes do desenvolvimento humano.

Programa

13h50 às 14h30 - Painel 1: O que os pais acham que sabem sobre os seus filhos e a tecnologia, e o que deveriam saber com Angelita Scardua.

Diz-se frequentemente que as crianças e os jovens de hoje dominam a tecnologia, mas será que eles dominam ou são dominados pelos recursos tecnológicos? Quem são essas crianças e esses jovens da era da informação? Como os pais podem contribuir para que seus filhos utilizem os recursos tecnológicos de maneira saudável num mundo em que os adultos tornam-se dependentes do celular e das redes sociais? Como proteger e cuidar da segurança e do bem-estar dos filhos frente ao uso dos recursos tecnológicos em casas e em vidas baseadas no fascínio pela tecnologia? Será que a tecnologia pode ajudar filhos e pais a serem mais felizes?

14h30 às 14h40 - Comentários.

14h40 às 15h20 - Painel 2: Ferramentas e recursos tecnológicos para controle parental com Gilberto Sudré.

A Internet pode ser uma ferramenta com diversos usos positivos na educação das crianças. Além de ser fonte de aprendizagem e entretenimento, é um importante meio de sociabilização para pequenos e grandes. Porém, toda essa interatividade pode trazer riscos às crianças. Pedofilia, bullying digital e acesso a conteúdos impróprios são alguns dos perigos aos quais as crianças podem ficar expostas na rede. Podemos usar a tecnologia para proteger as crianças e adolescentes dos perigos da Internet? Quais ferramentas podem ser utilizadas? Qual o grau de eficiência no uso destas ferramentas?

15h20 às 15h30 - Comentários.

15h30 às 15h50 - Coffee break.

15h50 às 16h30 - Painel 3: Como usar a tecnologia a favor da criatividade e inovação com Denis Andrade.

16h30 às 16h40 - Comentários.

16h40 às 17h20 - Painel 4: Direito Digital: O que você precisa saber sobre direitos e deveres na Internet para orientar crianças e adolescentes com Mariza Melo.

Quais são os perigos trazidos pela sociedade digital e como se proteger fazendo uso da tecnologia de forma segura, ética e legal, para uso pessoal ou profissional? Quais os cuidados que os pais devem tomar com seus filhos no uso da internet? E os próprios filhos? Tudo é permitido? Ou cada vez mais nossa reputação está on-line e em tempo real, ambiente em que a vida ficou digital, mas as consequências são bem reais? Quais são nossos direitos e deveres nesse mundo virtual? Este painel irá abordar: Direito Digital. O que é?; Marco Civil da Internet e outras leis que tratam do Direito Digital. Como era antes e como ficou; Direitos e deveres nas relações virtuais; condutas; Publicidade na internet, jogos e aplicativos; abusos; Direitos autoriais X liberdade de expressão X direito à informação X privacidade X anominato – conflitos; Crimes e fraudes na internet. O que pode acontecer com seu filho na internet, o que fazer e quem procurar; Responsabilização civil e criminal.

17h20 às 17h30 - Comentários.

17h30 - Encerramento.

Público-alvo

Todos que vivenciam, convivem e influenciam de alguma forma a vida de crianças e adolescentes: os próprios pais e parentes próximos, educadores, profissionais da área da saúde e bem estar, empresas produtoras e prestadoras de serviço para o público, estudantes e demais interessados.

Instrutor(a) Angelita Scardua
Angelita Scardua

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Instrutor(a) Denis Vieira Andrade
Denis Vieira AndradeDiretor da Linkup Consultoria Ltda. Consultor de Tecnologia com 18 anos de experiência, inclusive internacional; Empresário no segmento de tecnologia. Empreendedor idealizador e co-fundador do Centro de Inovação Tecnológico para infância e juventude – Codex.
Instrutor(a) Gilberto Sudré
Gilberto Sudré

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Apresentador do quadro Vida Digital na WebTV Espírito Livre. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores, Internet: O encontro de 2 Mundos e Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Instrutor(a) Mariza Melo
Mariza MeloEspecialista em Direito Digital e em Direito Internacional e Negócios pela faculdade Norte-Americana Suffolk University Law School em Boston, Massachusetts, onde obteve o título de LL.M. (Legum Magister) (Masters of Law). Mariza D. A. Melo residiu por 6 anos nos Estados Unidos onde, após se formar no curso acima citado, foi prontamente contratada pelo escritório de advocacia Barker, Epstein, & Loscoscco, em Boston, Massachusetts, aonde permaneceu por 4 anos. Atua na área de Direito Digital.
Apoio
ABAP ES Sinapro ES
Realização
Atitude Educação Melhor do Marketing

Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis.

Por iniciativa do Participante: será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail atitudeedu@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início.