Instrutores
Adilson Luiz Cecconi
Adilson Luiz Cecconi Curso(s):

26 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Seleção e Treinamento; Consultor responsável pela implementação de projetos de capacitação em Liderança, Formação de Equipes, Gestão de Pessoas, Coaching e Comunicação Assertiva em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores de atuação; Atuou como Gestor de Desenvolvimento Humano nas empresas: Altana Pharma, Iveco FIAT, Cia. Suzano de Papel e Celulose, 3M do Brasil, Bradesco Previdência e Xerox do Brasil; Atuou como Gestor de Vendas na Bradesco Previdência e Seguros S/A; Personal Coach; Psicoterapeuta Corporal; MBA Executivo em Gestão de Pessoas pela ESPM; Especialização em Psicologia Corporal – Centro Reichiano para o Desenvolvimento Humano/SP; reconhecido pelo International Institute for Biossynthesis (Zurich) e International Institute for Bioenergetic Analysis (New York);Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo; Professor convidado da FIA-USP em Programas In Company, lecionando matérias como Comportamento Humano e Habilidades Gerenciais; Professor dos cursos de férias da ESPM, lecionando a disciplina Liderança com Foco em Resultados; Professor dos cursos de MBA da Escola Superior Nacional de Seguros (FUNENSEG), lecionando as disciplinas Negociação e Empreendedorismo.

Adilson Neves
Adilson Neves Curso(s):

Advanced Master Coach na metodologia PCWT – Programa Coaching Work Team com atuação direta no desenvolvimento de performance de executivos e gestores estratégicos a partir de metodologia própria para os processos de Executive Coaching e Team Coaching.
É graduado em Direito, Jornalismo e Teologia. É pós-graduado em Liderança Avançada e Andragogia pelo Haggai Institute (EUA).

Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Gestão Geral, Marketing, Comercial e Recursos Humanos; inclusive como servidor e prestador de serviços na área pública.
É Consultor, Instrutor e palestrante com mais de 5000 trabalhos executados em diversas empresas, instituições públicas e privadas, inclusive no exterior.
Professor da cadeira de Análise de Mercado do curso de Gestão Industrial da Fucape (ES), cadeira de Marketing no curso de Gestão do 3o. Setor na FTU (ES).
Consultor e docente do Sebrae, IEL, ABAV, HSM Educação, CVQ, Atitude Educação Executiva e Academia Empresarial Apras (PR) e ESIC – Business & Marketing School.
Articulista das Revistas ES Brasil (ES), Voz de Esperança, portal do Instituto Jetro (PR) e F5 Notícias (MG).
Atual Cônsul da República de Moçambique no Espírito Santo e Paraná; e fundador da CCBM – Câmara de Comércio Brasil Moçambique.

Alexis Pagliarini
Alexis Pagliarini Curso(s):

Superintendente da Fenapro

Alfredo Maeoca
Alfredo Maeoca Curso(s):

Diretor de arte com passagens pelas agências F/Nazca Saatchii&Saatchii, onde também atuou como Diretor de Criação, Ogilvy, Leo Burnett e DPZ entre outras. Com campanhas para Carrefour, Unibanco, Itaú, Extra Hipermercados, Fiat, BankBoston, Mc Donald’s, Claro e Nestlé ao longo de mais de 20 anos. Dentre os prêmios e citações mais importantes estão o New York Festival, Prêmio Abril, Graphis Advertising e o Clube de Criação de São Paulo.

Alza Alves
Alza Alves Curso(s):

Fonoaudióloga, preparadora vocal e professora de canto. Fundadora do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro que se dedica, desde 1991, a estudar e pesquisar ao lado de fonoaudiólogos e professores de canto, a técnica vocal e sua didática de ensino.
Trabalha na reabilitação vocal e no desenvolvimento e aprimoramento da técnica vocal, estética e oratória de profissionais da voz como professores, atores, cantores, apresentadores de programas de TV, advogados, empresários, entre outros.
Como cantora destacam-se os trabalhos de backing vocal do cantor Tim Maia, no DVD Tim Maia In Concert (2007, Sony Music), participações em gravações nos discos de vários artistas consagrados como Ney Matogrosso, Claudio Nucci, Liza Ono (lançado no Japão), CD “Estácio e Flamengo” (ao lado de Chico Buarque, Beth Carvalho), entre outros. Prestou serviços para a Rede Globo de Televisão cantando nos programas “Casseta e Planeta Urgente”, “Domingão do Faustão” e “Sai de Baixo”.
Foi dubladora de programas e desenhos infantis veiculados pela TV Cultura, TV Bandeirantes e TV a Cabo Discovery Kids, além do premiado “Jonas Et Liza”, produzido pela National Film Board Of Canadá.
Como professora de canto popular há 27 anos, ministrou aulas, no Rio de Janeiro, para artistas como Gabriel O Pensador, Marcelo Bonfá (Legião Urbana), Sérgio Loroza, as atrizes Giovanna Gold, Letícia Spyller, entre outros. Foi preparadora vocal de diversos corais de empresas.
Radicada em Vitória desde 1998, presta serviços para atores, apresentadores de TV e cantores de destaque no cenário local. Ministrou a oficina de canto popular em sete edições do Festival Internacional de Música de Domingos Martins, foi professora da disciplina “Expressão Vocal” no Curso de Qualificação profissional em Teatro da FAFI e ministrou diversas oficinas de técnica vocal em empresas (Vale do Rio Doce, Colégio nacional, UFES, entre outras).

André Damasceno
André Damasceno Curso(s):

Empresário e Fundador do Melhor do Marketing. Possui mais de 1.800 horas de treinamento e palestras para empresas públicas e privadas em todo Brasil. Professor no MBA de Novas Mídias e Marketing na Universidade de Vila Velha-ES e no MBA de Marketing de Varejo da Faculdade Católica Salesiana. Especialista em Marketing pela FGV; Coach pela Academia Brasileira de Coaching e licenciado pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Possui cursos e certificações nas áreas de social media, comportamento do consumidor, Neuromarketing, branded content, planejamento estratégico, empreendedorismo, entre outros. Entre as empresas que já ministrou cursos e palestras estão: VALE, Rodosol, Águia Branca, Rede Gazeta, Unimed Vitória, Inocoopes, OCB Sescoop/ES, SLE, SICOM Chapecó.

André Muhle
André Muhle Curso(s):

Diretor de Criação da Ampla, agência com unidades em Pernambuco e no ES. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, com passagens por diversas agências de grande porte. Trabalhou em campanhas políticas e foi, durante dois anos, roteirista da Rede Globo de Televisão. Premiado no Festival de Gramado, no Prêmio Abril, no ANJ, no Show Up, no Prêmio Colunistas e, em 2008, vencedor da Maratona Jóvenes Creativos do FIAP – Festival Iberoamericano de La Publicidad, que aconteceu em Buenos Aires. Em 2012, foi eleito Profissional de Propaganda do Ano pelo Prêmio Colunistas, regional Centro-Leste.

André Muhle
André Muhle Curso(s):

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, com passagens por diversas agências de médio e de grande porte. Trabalhou em campanhas políticas e foi, durante dois anos, roteirista da Rede Globo de Televisão. Premiado no Festival de Gramado, no Prêmio Abril, no ANJ, no Show Up, Lusófonos (Portugal), no Prêmio Colunistas e, em 2008, vencedor da Maratona Jóvenes Creativos do FIAP – Festival Iberoamericano de La Publicidad, que aconteceu em Buenos Aires. Em 2012, foi eleito Profissional de Propaganda do Ano pelo Prêmio Colunistas, regional Centro-Leste. Atualmente é Diretor de Criação da Ampla, agência do Grupo Duca, que conta com unidades em Pernambuco, São Paulo e no Espírito Santo.

André Taveira
André Taveira Curso(s):

Formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com MBA em Branding – Gestão de Marcas – pelas Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo. Tem experiência com projetos de branding, identidade visual, inovação e design de serviços, tendo atuado nos mercados do Espírito Santo e de São Paulo. É Diretor de Branding da Criativa.

Angelita Scardua
Angelita Scardua site email Curso(s):

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Angelo Bortolon
Angelo Bortolon Curso(s):

Mestrando – Comunicação e Territorialidades – UFES. Graduação – Comunicação Social Publicidade/ Propaganda – UFES. Experiência de 15 anos nas áreas da Comunicação, Publicidade/ Propaganda, Marketing e atuante nos diferentes setores da Publicidade, Marketing e Comunicação com bagagem intelectual e prática sobre vivência em agências de Propaganda e departamentos de Marketing, bem como organização de eventos corporativos(lançamentos de produtos/ confraternizações internas e externas/ reuniões motivacionais – resultados). Assessoria de Imprensa.

Armelle Decoup
Armelle Decoup Curso(s):

Obteve dois Mestrados, um em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM na França e outro em Economia Aplicada pela University of Central Florida nos EUA

 

Desenvolveu carreira na área de Inteligência de Mercado em diversos países (França, Alemanha, Estados Unidos e na América Latina) em empresas multinacionais (IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center) e em fase de internacionalização (Expand, Sawtek, Serasa).

 

Fundadora da DEFÍ Inteligência Competitiva, empresa de consultoria, capacitação e tecnologia visando o estabelecimento e o aprimoramento de 14 práticas de Inteligência Competitiva, Pesquisa de Mercado, Planejamento Estratégico e Marketing de empresas de diversos portes dos setores Farmacêutico, Telecomunicações, Logística, Turismo, Bens de Consumo, Manufatura, Tecnologia, Serviços Financeiros, entre outros.

 

Associada ativa, palestrante e autora de artigos do SCIP (Society of Competitive Intelligence Professionals).

Bárbara Verzola
Bárbara Verzola Curso(s):

Comanda ao lado de Pablo Pavon o restaurante Soeta. Formada em Direito, começou seus aprendizados na área gastronômica com o renomado chef e enólogo Danio Braga, do restaurante Locanda Della Mimosa, em Petrópolis RJ. Na Itália trabalhou na Enoteca Pinchiorri, em Firenze e no restaurante Duomo, na Sicília com o chef Ciccio Sultano. Trabalhou com Ferran Adriá no espanhol El Bulli, como assistente direta do chef de criatividade Orilo Castro.

Beto Castelluber
Beto Castelluber Curso(s):

Publicitário formado pela UFES em publicidade e propaganda. Especializou-se em cinema e televisão com workshops em São Paulo, Cuba e Londres. Começou como produtor na Gazeta Produções e tornou-se diretor por instinto, talento e vocação. Também já atuou como diretor em São Paulo dirigindo para agências e clientes do Brasil e para o Governo de Angola. Com mais de 15 anos de experiência na direção de filmes publicitários, institucionais, vídeo-clips e campanhas políticas, possui vários comerciais premiados, incluindo comercial finalista do Profissionais do Ano da Rede Globo. Com breve passagem como cliente, foi sub-secretário de marketing da Prefeitura de Vitória e, começa a atuar como diretor artístico para eventos ao vivo.

Bruno Chamma
Bruno Chamma Curso(s):

Professor de Mídias Sociais da ESPM. Formado em Design e pós graduado em Marketing pela PUC Rio, Bruno Chamma possui mais de 15 anos de experiência no mercado digital. Sócio fundador da Agência Kindle, hoje atende clientes como SporTV, Embratel, TV Globo, Ponto Frio e Extra.

Carine Cardoso
Carine Cardoso Curso(s):

Publicitária com formação pela Universidade Federal do ES; Pós-graduada em Marketing pela ESPM (SP) Mestre em Cultura, Educação e Teatro pela UNIRIO. Pós MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV. Formação em Gestão para Resultados pela Fundação Dom Cabral. Professora universitária na FAESA (ES) no curso de Comunicação Social desde 2002. Professora de pós-graduação na área de Marketing e Planejamento. Autora e co-autora de artigos sobre Marketing, Live Marketing e Consumo publicados no Intercom e no Comunicon (ESPM). Consultora e realizadora de Planejamentos de Marketing para empresas no segmento de Clinicas Populares, Banco de Investimentos, Arquitetura e Educação e Negócios. Integrou o Conselho Consultivo do Grupo Prix de Comunicação. Atuou como Gestora Comercial e Marketing durante 15 anos. Jurada do AMPRO GLOBAL AWARDS 2016/2017/2019, etapa Regional e Nacional.

Charles Szulcsewski
Charles Szulcsewski site email Curso(s):

Doutor em Administração pela FEA – USP. Coordenador da área de Vendas dos programas de Pós – Graduação da ESPM, Professor do Pós em Gestão de Vendas e do MBA Executivo da ESPM. Consultor na área de vendas em diversas empresas. Sócio – Consultor da Trainnet Relationship empresa com 18 anos de atuação no mercado Sulamericano.

Charles Watson
Charles Watson Curso(s):

É educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Seu curso “O Processo Criativo”, fruto desta pesquisa interdisciplinar ao longo de 25 anos, é recomendado pela University of Arts London desde 2004. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros. A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física, música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.

Cheryl Ethier
Cheryl Ethier Curso(s):

Graduada em Psicologia e Comunicação Social pela York University em Toronto, Canada. Especialista em Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento da AACRP. Mestre em Políticas Públicas, Administração e Lei. Possui certificações em Liderança e Gerenciamento de Projetos da University of Toronto. Experiência como gestora do MIC – Microsoft Innovation Center.

Cleiton Souza/BH
Cleiton Souza/BH Curso(s):

Marketing Analyst na Hotmart, plataforma de infoprodutos com mais de 200 mil usuários.
Já trabalhou com marcas como Folha de São Paulo, Peugeot, Postos Ipiranga e Volvo Caminhões. Na Plan B Comunicação, foi responsável pela gestão de resultados de outras grandes marcas no porte de Iveco, Petrobras, Direcional Engenharia, Senac, Grupo Seculus e Cervejaria Backer.
Parceiro Google com certificação em Analytics, atua com os propósitos de melhoria de relacionamento e aumento de conversão, auxiliando o planejamento da marca a atingir bons resultados sem perder sua essência.

Cristiano Santos/ SP
Cristiano Santos/ SP Curso(s):

É jornalista, palestrante e social media da Editora Globo. Já trabalhou diretamente na comunicação com os fãs e no gerenciamento de conteúdo de redes sociais da marca infantil ‘Mundo do Sítio’ e desde 2012 atua na estratégia digital de 18 marcas da Editora Globo e Edições Globo Condé Nast nas redes sociais. É coautor do 2° volume do ebook “Para Entender as Mídias Sociais” e coorganizador do 3° volume, que será lançado em breve. É entusiasta e especialista da rede social profissional LinkedIn, ministrando cursos em diversas empresas como Rede Globo, Mercedes-Benz, SENAC, além de participar de treinamentos e palestrar em diversos eventos sobre mídias sociais em geral. É criador de um grupo no Facebook chamado “LinkedIn Brasil – De A a Z”, onde se discutem assuntos relacionados ao universo dessa rede no Brasil e no mundo e já possui mais de 2,4 mil membros. E ainda sobre o LinkedIn, desde maio/2014 Cristiano ministra essa oficina também na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, como professor convidado.

Daniela Teixeira Ramos
Daniela Teixeira Ramos site email Curso(s):

Sócia diretora da REVIE Inteligência Empresarial, empresa de consultoria, processos, capacitação e tecnologia em Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva. Já trabalhou para empresas como IBM, Odebrecht, Carrefour, Marcosa/Grupo Sotreq, SOFTEX, Koerich Telecom, Incaper-ES, dentre outras. Aperfeiçoamento profissional no exterior: Merril Lynch e Davies Communications. Especialista em Marketing Estratégico, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e em Marketing e Negócios (Universidade da Califórnia, Santa Barbara UCSB USA) com graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Professora de MBAs. Colunista do Portal Meta Análise desde 2008, autora de mais de 40 artigos publicados na mídia especializada na América Latina e Europa. Palestrante, moderadora e instrutora em cursos e eventos em diversas instituições como: FECAP, IBRAMERC, SUCESU-SP, SENAC, SEBRAE, SBGC e IBM. Em 2008 criou o método REVIE – Rede de Valor para Inteligência Empresarial.

Denis Vieira Andrade
Denis Vieira Andrade Curso(s):

Diretor da Linkup Consultoria Ltda. Consultor de Tecnologia com 18 anos de experiência, inclusive internacional; Empresário no segmento de tecnologia. Empreendedor idealizador e co-fundador do Centro de Inovação Tecnológico para infância e juventude – Codex.

Douglas Chamon
Douglas Chamon Curso(s):

Economista, Especialista em Economia Internacional e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Diretor da Libra Consultoria Econômica Ltda (desde 2001): áreas de atuação – Gestão de Custos; de Capital de Giro; Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira de Investimento (BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e demais Instituições Financeiras); Análise de Valor de Empresas – Valuation; Gestor de Recursos de Terceiros autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários; Consultor da FINDES – Federação das Indústrias do ES (IEL- IDEIES) para as mesmas áreas; Consultor do SEBRAE em projetos especiais de avaliação de viabilidade de segmentos produtivos de interesse do Estado do Espírito Santo; Consultor / Parceiro da TECVITÓRIA – Incubadora de Base Tecnológica de Vitória para execução de Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira de Inovações Tecnológicas, destinados ao atendimento de Editais de Inovação ofertados pela FINEP – Financiadora de Projetos de Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia e FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do ES; Instrutor da FINDES (IEL- IDEIES) para os cursos de Gestão de Custos, Financeira e Investimento; Gestor de Fundos de Investimento em Ações e Renda Fixa.

Douglas Quirino Marson Curso(s):

Gestor de Marketing e de Inteligência de Mercado. Graduado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão de Negócios pela UFJF e Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF. Professor de Marketing em diversas universidades e palestrante em conferências de inteligência de mercado e em projetos de educação corporativa. Forte vivência em Inteligência Competitiva, Gestão de Novos Negócios e Pesquisa. Nos últimos anos desenvolveu mais de 80 projetos de IM/Marketing Estratégico. É fundador da Orium Consultoria e atualmente é gestor da área de Inteligência de Mercado da Lafis Consultoria, onde apoiou áreas de Planejamento, IM e Negócios de empresas como 3M, BD, Bunge, Honeywell, Porto Seguro, Sebrae, Siemens, Sumitomo Corp, Telefônica, Tim, Votorantim, entre outras.

Duda Pinheiro
Duda Pinheiro Curso(s):

Mestre em comunicação e marketing. Professor na graduação e pós-graduação da ESPM e Mackenzie. Passagem pelas empresas Orniex Bombril, Unilever do Brasil, Johnson&Johnson do Brasil, Diageo do Brasil e em agências como CBBA – Propeg, Dogma Propaganda e Brasilconsult. Consultor associado a Pinheiro Lopes, Consultoria Publicitária e Promocional.

Eduardo Domingues
Eduardo Domingues Curso(s):

Executivo com mais de 35 anos de experiência nas áreas de Atendimento, Planejamento, Direção Geral de Agência de Publicidade, Merchandising e Marketing. Diretor da NOVA! Comunicação. Passou pela Ogilvy Healthworld Rio, McCann-Erickson Rio, Idea Grey Brasil Alliance, Limay e Caio Domingues & Associados. Professor na ESPM Rio, FACHA – Helio Alonso. Formado em Eng. Mecânica (BSME) pela Denver University, Denver, Colorado, USA, com “minor” em Marketing.

Elisa Quadros
Elisa Quadros Curso(s):

Possui experiência de vinte anos como redatora publicitária nas principais empresas de publicidade do ES, sendo dez dedicados à direção de criação e planejamento. Graduada em Comunicação Social_Publicidade pela UFES, especialista em Marketing e pós-especialista em Marketing Digital pela FGV. Deu aula para o curso de Administração da FDV e para os cursos de Publicidade e Propaganda na UVV, Novo Milênio e UFES. Participou de premiações estaduais e nacionais tenho recebido o Colibri de Ouro e o Prêmio ANJ em diferentes edições. Já ministrou palestras para os cursos de desenho industrial da UFES e cursos de publicidade da UFES, NOVO MILÊNIO, ESTÁCIO, UVV e FAESA.

Emanuel Sales
Emanuel Sales Curso(s):

Com 16 anos de experiência no mercado gráfico, atuou como gerente de PCP (Planejamento e Controle de Produção) durante 10 anos, em gráficas conceituadas no Rio de Janeiro, como Holográfica Editora e Walprint Gráfica e Editora; Durante 5 anos atuou como consultor de vendas na Grafitusa S/A, com passagem pela Maely Publicidade na mesma função; Atualmente é gerente de vendas da Grafitusa S/A.

Emilio Aceti
Emilio Aceti Curso(s):

Graduado em Artes Plásticas pela UFES e mestre em Ciências da Arte pela UFF. Professor em cursos de comunicação e artes. Artista com ênfase em pintura e desenho, grafite, fabricação e utilização de materiais artísticos, comunicação visual e design gráfico.

Fábio Alexandre Curso(s):

Profissional na indústria de entretenimento com vasta experiência em pré-produção, produção e pós-produção, em todas fases de projetos de TV e filmes. Gerenciou, coordenou e fez assistência de várias produções de novelas, minissérie, shows especiais, reality shows, documentários etc., entre eles: Nosso Lar, Lavoura arcaica, Zoando na TV, Da Cor do Pecado, Como uma Onda , A Padroeira , Laços de Família, Andando Nas Nuvens.

Fábio Flores
Fábio Flores Curso(s):

Professor, palestrante e humorista. Como professor atuou nas principais instituições de Ensino Superior do ES ministrando disciplinas relacionadas as metodologias de ensino de Geografia e também a compreensão da realidade social brasileira. Como palestrante possui mais de 150 artigos publicados em jornais, revistas e periódicos e realizou mais de 50 eventos de formação continuada nos estados do ES e RJ. Como humorista criou o grupo de humor Comédia a la Carte se tornando o grupo de humor mais premiado e o canal de humor capixaba mais visto no Youtube.

Fabio Maia
Fabio Maia Curso(s):

Os alunos serão orientados por Fábio Maia / RJ, professor de redação publicitária da ESPM Rio, roteirista, DJ e produtor cultural, redator da Ogilvy Action/Geometry Global. Antes, foi criativo de agências como a Casa da Criação, Tátil Design, Dia Comunicação e outras. Com mais de 15 anos de experiência, recebeu vários prêmios com seus trabalhos.

Felipe Bedran
Felipe Bedran Curso(s):

Diretor de Planejamento e Produção da Oitentaeum – Marketing Promocional. Mestre em Gestão Internacional e Especialista em Promoção de Vendas, Merchandising e Eventos. Professor de Planejamento Promocional da ESPM SP.

Fernando Manhães
Fernando Manhães Curso(s):

Graduado em Comunicação Social – Propaganda e Publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo, professor e coordenador de estágios do departamento de Comunicação Social da UFES. Há 30 anos atua no mercado publicitário capixaba, com larga experiência em planejamento, mídia e atendimento.

Iniciou sua carreira em 1982, como produtor gráfico da Quarupe Propaganda e no mesmo ano se tornou sócio da Direta Propaganda.
Fundador do Sindicato das Agências de Propaganda do ES, foi vice-presidente de 87 a 89 e presidente de 91 a 94. Em 2000, foi eleito novamente presidente do Sindicato e em 2003, reeleito até 2006.

Em 1987, fundou a Prisma Propaganda, que ao longo de sua história, conquistou vários prêmios regionais, nacionais e internacionais.

Em 2001, após a aquisição e criação de novas empresas, constitui a Prix Participações, holding responsável pelas diretrizes estratégicas de todas as ações do grupo, do qual fazem parte a Prisma Propaganda, Equipe de Eventos, Cin Classificados, Bits Digital e a Atitude Educação Executiva.

Conselheiro da Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO de 1995 a 1997 e Delegado do Sindicato das Agências de Propaganda do ES junto a FENAPRO de 1997 a 2000. Atualmente ocupa a Diretoria de Projetos Especiais desta entidade e é o Presidente da ABAP Espírito Santo.

Fernando Souza
Fernando Souza Curso(s):

Professor e Consultor de Marketing, Comunicação e Redes Sociais. No mercado digital a mais de 10 anos. Desenvolveu projetos para: Ticket, Aprendiz, Fundação Telefônica, Amaral Carvalho (Jaú), Corinthians, Editora Abril e Microsoft. Leciona na Escola SP de Economia Criativa e nos MBA da Trevisan Escola de Negócios e FIA. Entre outras instituições já palestrou para: Abbott, Mis, PUC-SP, USCS, SinCor, FACESM, Anhembi Morumbi, FIA, FEI, FMU, FipMoc, ESALQ-USP.

Flavia Carvalinho
Flavia Carvalinho Curso(s):

Formada em Artes Plásticas (UFES) é Diretora da Indesign Comunicação.

Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina Curso(s):

Advogada especialista em propriedade intelectual pela FGV Direito‐Rio, atua especificamente na gestão de marcas e direitos autorais. Atua em projetos culturais para liberação de direitos autorais em exposições, análise jurídica de acervos, além da gestão de direitos da propriedade intelectual de empresas, instituições culturais, artistas, estúdios de arte e agências de publicidade. Bailarina profissional e escritora, é pós graduada em História Da Arte e Cultura pela UCAM – Universidade Cândido Mendes (RJ).

Flávio Argeu
Flávio Argeu Curso(s):
Gabrielle Neves
Gabrielle Neves Curso(s):

Consultora de Recursos Humanos com mais de 9 anos de experiência na área advindos de diversos segmentos. Atuação generalista em Gestão de Pessoas nos subsistemas como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão por Competências, Pesquisa de Clima Organizacional, entre outros. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduada em Gestão de Pessoas.

Geovana Ferreira
Geovana Ferreira Curso(s):

Profissional com mais de 20 anos de carreira, atuando em posições executivas e como consultora, com sólida formação profissional nas áreas de negócios, relacionamento com clientes de diversos segmentos de mercado em instituições de grande porte em âmbito estadual e nacional, planejamento estratégico e gestão de projetos. Palestrante, coach e treinadora de cursos com foco em desenvolvimento humano. Coach certificada pela ICC – International Coaching Community. Formação como Treinadora em Desenvolvimento Humano pela Iluminatta Brasil. Facilitadora de Grupos pelo programa Germinar vinculado ao Instituto EcoSocial.

Gilber Machado
Gilber Machado Curso(s):

Mestre em Computação pela UFES, sócio-diretor do Grupo e-brand, consultor de marketing e estratégia, palestrante e professor de pós-graduação. É colunista dos mais influentes sites sobre Marketing Digital e Internet do Brasil (Webinsider e Imasters). É membro da Diretoria da ADVB-ES e Sinapro-ES (sindicato das agências de propaganda).

Gilberto Sudré
Gilberto Sudré Curso(s):

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense – LABSEG do Ifes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA – Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Apresentador do quadro Vida Digital na WebTV Espírito Livre. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores, Internet: O encontro de 2 Mundos e Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilvânia Betto
Gilvânia Betto Curso(s):

Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos – FAESA;

Especializando-se em Pedagogia Empresarial – UNINTER;

Consultora em Comunicação Interna e Recursos Humanos;

Atuante como facilitadora do IEL – ES, Flexcomex,Compet PM e Atitude Educação Executiva,CETEPS;

Atuante como Professora no curso de Gestão de Recursos Humanos – FAVI e no curso de MBA em Gestão de Marketing e vendas – FAESA;

Glauco Ferrer
Glauco Ferrer Curso(s):

Graduado em Letras e Especializado em Organização de Eventos Públicos e Privados. Diretor Comercial da Milanez & Milaneze, Brand Manager da Vitória Stone Fair e Cachoeiro Stone Fair.

Experiência na organização e comercialização das Feiras Internacionais do Mármore e Granito, promoção institucional e campanhas de divulgação internacional, através da organização de empresas brasileiras em feiras internacionais, através da montagem de stands, produção, organização e ações promocionais. Experiência em feiras na Africa do Sul, Egito, Itália e Estados Unidos.

Participação na criação e concepção de eventos como: Escola & Cia, Expo Portos, Mec Show, Manguinhos Gourmet, Sabores.

Atuou como professor e coordenador do laboratório de eventos nos cursos de Turismo, Marketing e Publicidade na Universidade de Vila Velha – UVV. Professor convidado na Estácio de Sá, Favi e Faculdade de Guarapari. Professor convidado no curso de Pós-Graduação em eventos na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Glícia Furtado
Glícia Furtado Curso(s):

Psicóloga graduada pela UFES; Pós graduada em Medicina Psicossomática e em Programação Neurolinguística. Desde 2001 atua como Consultora em Recrutamento e Seleção em Empresas de Médio e Grande Porte como VSG, Unimed Vitória, Itapuã, dentre outras. Psicóloga da Psicoespaço Consultoria em Recrutamento, Seleção e Treinamento.

Gui Castor
Gui Castor Curso(s):

Graduado em Comunicação Social pela UFES, mestre em Filosofia da arte e cinema documentário – Barcelona, Espanha. Trabalha em diferentes projetos realizados no campo do cinema, fotografia e artes visuais. Desenvolveu trabalhos em residências artísticas no Japão e Finlândia. Atualmente está à frente da produtora AIÊ e do projeto Cine Rua Se7E, em Vitória, ES.

Gustavo Alves
Gustavo Alves Curso(s):

Gerente de Projetos na Comunicação Corporativa da Oi. Com passagem como Jornalista colaborador na Folha de S. Paulo na cobertura de política, esportes, entretenimento e polícia. Foi Editor assistente da Revista Boa Viagem, suplemento de turismo do jornal O Globo. Foi ainda : Coordenador da Editoria Segundo Caderno do jornal O Globo coordenando o trabalho dos repórteres de cinema, teatro, música, artes plásticas; Coordenador da Editoria Nacional do jornal O Globo, coordenando o trabalho de correspondentes e sucursais do jornal sobre política, políticas públicas, crimes de repercussão nacional fora do Rio de Janeiro, meio ambiente, questão agrária; Coordena o trabalho dos repórteres e correspondentes em campanhas eleitorais.; Repórter de Economia da Broadcast, sistema de informações em tempo real da Agência Estado voltada para o mercado financeiro; Repórter de Geral do jornal “O Estado de S. Paulo”, cobrindo política, polícia e o noticiário sobre o movimento sem-terra; Repórter da editoria de Política do jornal “O Estado de S. Paulo” cobrindo o início da campanha eleitoral municipal em São Paulo; Repórter de cultura no Segundo Caderno do Jornal “A Gazeta”, em Vitória -ES com reportagens sobre cinema, música, literatura, e escreve críticas de filmes; Produtor de televisão da Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo, em Vitória -ES, onde além de elaborar pautas para os dois noticiários locais diários, “ES 1a Edição” e “ES 2a Edição”, foi produtor e editor assistente do “Gazeta Comunidade”; Assessor de imprensa da Prefeitura de Vitória – repórter responsável pelo programa de rádio da Prefeitura, com responsabilidade na cobertura de eventos ligados ao prefeito Paulo Hartung; Produtor e redator das rádios Capital FM e Gazeta AM, do Sistema Gazeta de Rádio, em Vitória -ES.

Gustavo Mendonça
Gustavo Mendonça Curso(s):

Graduado em Comunicação Social pela UFES com especialização em Publicidade e Propaganda. Diretor de arte com 15 anos de experiência. Passagens pela Multimídia, HRD, Rede Gazeta, Artcom, Aquatro e atualmente como coordenador de criação na MP Publicidade. Premiado no Festival Colibri, Prêmio ANJ, Prêmio Jornal A Gazeta, Show Up Meio e Mensagem, Central de Outdoor, Lâmpada de Prata no Festival da ABP, Prêmio Revista About, Colunistas.

Haiane Rocha
Haiane Rocha Curso(s):

Coordenadora de Mídia na MP Publicidade. Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou do Curso Media Creative pela Miami Ad School SP e cursos de Extensão em Planejamento e Comunicação Integrada na ESPM- SP. Participou do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral. Começou a vida profissional após passar no Concurso de Trainee Caça Talentos da Prisma Propaganda. Trabalhou em algumas das principais agências do ES.

Helder Trefzger
Helder Trefzger Curso(s):

Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, estudou em algumas das principais universidades brasileiras, como a UFRJ, a UFMG e a UnB e teve aulas complementares com professores de renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy – Istituzione Sinfonica di Roma. É Mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música – Regência. Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dirigiu ainda diversas outras Orquestras pelo mundo. Gravou a trilha sonora do filme Lamarca, de Sérgio Rezende, música de David Tygel e o CD “Melodiário”, com músicas do compositor Jaceguay Lins. Recebeu o Título de Cidadão Vitoriense, outorgado pela Câmara Municipal de Vitória em 2001 e o Título de Cidadão Espírito-Santense, concedido pela Assembléia Legislativa em 2004, que lhe concedeu também a sua mais alta distinção, a Comenda Domingos Martins. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, onde ocupa a cadeira de número 10, com a patronímica de Carlos Gomes.

Helô Bortz
Helô Bortz Curso(s):

Heloísa Bortz é fotógrafa desde 1987. Cursou Artes Plásticas na ECA/USP,
onde iniciou seus estudos na área. É responsável pela documentação dos
espetáculos do Teatro Alfa de São Paulo há mais de 10 anos. Dirige seu
próprio estúdio, com foco comercial principalmente em retratos. Leciona
na escola de fotografia Fullframe e na Miami Ad School/ ESPM. Desenvolve
trabalhos de criação pessoal.

Henrique Szklo
Henrique Szklo Curso(s):

Fundador da Academia de Criatividade Henrique Szklo. Szklo sempre foi um profissional da criatividade, um criador intuitivo, trabalhando como escritor e publicitário. Ao tentar encontrar formas ilustradas e impregnantes de explicar aos outros o que sentia acontecer em seu próprio cérebro durante o processo de criação, foi desenvolvendo um universo lúdico e meticuloso, onde as pessoas conseguem se encontrar e mais facilmente se reconhecer como indivíduos criativos.

www.henriqueszklo.org

Hercules Florence
Hercules Florence Curso(s):

Mais de 15 anos como redator e diretor de criação das principais agências do país. 3 leões em Cannes e inúmeros ouros em festivais nacionais e internacionais. Tem em sua carreira campanhas como Brahma nº1 – Faz um 21 Embratel – Lançamento Peugeot 206 – Lugar de Gente Feliz, Pão de Açúcar – Dê Epson a sua imaginação – Suvinil A tinta do Brasil, entre outras. Em 2005 inicia estudos sobre o Brand Entertainment, dentro e fora do Brasil. Em 2007 implantou no Brasil o 1º curso na ESPM de Brand Entertainment. Em 2008 montou a Share Brand Entertainment, empresa na qual é presidente até hoje, a qual foi responsável por cases como Kopenhagen, NFe, Nike Store in Store e Honda Pense Grande.

Hid Saib
Hid Saib Curso(s):

Capixaba que trabalha com fotografia publicitária e artística. Tem formação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e é pós-graduando em Fotografia: O Discurso da Imagem pela Universidade Vila Velha. Hid já trabalhou em exposições com oficinas no Museu de Arte do Espírito Santo, na Vitória Vídeo da TV Vitória e nas agências Set e Ampla, como RTVC. Desde a adolescência expressa a sua visão e o sentimento que tem para com o mundo e com o que cerca, por meio de seus trabalhos fotográficos. Em 2007 começou a produzir trabalhos autorais para seu portfólio e hoje tem no currículo 9 exposições fotográficas, sendo 6 do Projeto Neon, que repercutiu tanto no ES e fora do Brasil. O Projeto Neon de Hid Saib já tem quase 3 anos de produção e é reconhecido internacionalmente e citado inclusive no Daily Mail. Outros veículos que já publicaram o trabalho do artista foram: Rede Gazeta, ABC News, Estadão de SP, Daily Mail, The Telegraph, Portal Terra, entre outros. Conheça o trabalho de Hid em www.hidsaib.com ou acesse o site do projeto em www.projetoneon.com.br.

Hilton Monteiro
Hilton Monteiro Curso(s):

Publicitário. Redator e diretor de arte com passagens por várias agências capixabas e brasileiras(Salles/Publisis,Asa,MP,Prisma, Criativa e Danza. Ganhador do único Leão de ouro de Cannes por uma agência capixaba para o cliente Real Café e pela agência Prisma Propaganda.

Horácio Soares
Horácio Soares Curso(s):

Especialista em acessibilidade, Design Mobile, experiência do usuário e usabilidade, é professor da cadeira de experiência do usuário do MBA em Marketing Digital da FGV e de Mobile Marketing e experiência do usuário e usabilidade da pós em Marketing Digital da
FACHA/IGEC. Editor de artigos e palestrante, realizou dezenas de Workshops, palestras e cursos em empresas, instituições, universidades e em relevantes eventos pelo Brasil. É gerente de produto no Videolog, consultor da Acesso Digital e do Instituto Faber Ludens. Faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Intranet Portal e do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil.

Igor Belineli
Igor Belineli Curso(s):

Igor Belineli, 18 anos, capixaba, aprovado em 8 instituições norte-americanas, ingressará na Chapman University no segundo semestre de 2015, no curso de Business Administration, e fara parte do time de tênis da instituição

Iorrana Pupa
Iorrana Pupa Curso(s):

Psicóloga, Especialista em marketing, Mestre em Administração -Tema: Consumo, trabalha com Consultoria e Capacitoria de Varejo e Merchandising. Professora das disciplinas de Comunicação de Varejo, Pesquisa Mercadológica e Marketing de Varejo. Iorrana esteve presente na edição 2013 da maior feira de varejo do mundo, a NRF Nova York.

Isabela Chieppe
Isabela Chieppe Curso(s):

Especialista em Gestão de Negócios pela FDC e IBMEC/SP, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/ES. Curso PDA – Programa de Desenvolvimento de Acionistas pela FDC. Cursando Curso de Governança Corporativa e Mercado de Capitais pelo BI Internacional com imersões em Gestão de Riscos Macroeconômicos na Universidade de Columbia (NY) e Política das Relações Internacionais e Economia (Universidade Jonhs Hopkins – Washington). Experiência de 10 anos no Grupo Águia Branca na Unidade de Transporte Rodoviário iniciando como trainee e exercendo como último cargo a Diretoria de Administração e Finanças. Sócia Proprietária da Cremino Gelato & Caffe em Vitória ES.

Ivana Esteves Passos de Oliveira
Ivana Esteves Passos de Oliveira Curso(s):

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e é Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. É especialista em Marketing e Marketing Cultural. De 2011 até abril de 2014, atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Vila Velha (UVV). É professora dos cursos de Comunicação Social – JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA, Fotografia, Marketing, Artes Cênicas. Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Educação, Terceiro Setor, Marketing Cultural. Sua atuação profissional na área de Comunicação tem ênfase em Educomunicação, Televisão, Assessoria de Comunicação e Cinema. Atua principalmente nos seguintes temas: educomunicação, jornalismo cultural, sustentabilidade, responsabilidade social e comunicação e cidadania, além de produção cultural. Sócia-proprietária da Diálogo Comunicação e Marketing.

João Henrique Areias
João Henrique Areias Curso(s):

É consultor e professor de gestão e marketing esportivo em MBA’s de instituições de ensino como Trevisan, Facha e FGV. Trabalhou durante 12 anos na IBM (1975-1987), nas áreas de vendas, marketing e comunicação. Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol (2004) e no Departamento de Esportes Olímpicos (2009). Desenvolveu e comercializou diversos projetos esportivos, como o Plano de Marketing da Copa União 87 (campeonato brasileiro de futebol) que viabilizou o Clube dos 13, sendo o primeiro evento esportivo oficial, financiado exclusivamente pela iniciativa privada no Brasil. Teve importante papel na implantação dos PONTOS CORRIDOS no Campeonato Brasileiro de Futebol, a partir de 2003, aprovado por unanimidade pelo Grupo de Trabalho que criou o Estatuto do Torcedor em 2002. O grupo era formado por membros do Ministério dos Esportes, CBF, COB, Clube dos 13, TV Globo, representantes dos atletas (Raí), técnicos (Parreira), árbitros, sindicato dos jogadores de futebol, etc. Viveu e trabalhou nesta área, três anos nos EUA e quatro anos na Espanha, onde participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid. Publicou dois livros – Uma Bela Jogada e Marketing no País do Futebol e mantém uma comunidade na internet sobre o tema com cerca de 4.000 membros (www.marketingesportivo.org).

Juliana Cardoso
Juliana Cardoso Curso(s):

Diretora Administrativa da Psicoespaço. Graduada em Administração de Empresas pela PUC / RIO. Pós Graduada em Gestão e RH pela PUC/RIO. Pós – Graduanda em MKT pela FGV.

Kauê Luz
Kauê Luz Curso(s):

Coordenador do Departamento de Imagens do Grupo Luz. Formado em publicidade e pós-graduado pela FGV, é especialista em tratamento de imagens, pré-impressão e instrutor do Photoshop Conference, inclusive foi um dos cinco brasileiros a ser beta tester do Photoshop CS5. Professor Universitário e Membro da NAPP (National Association Photoshop Professional/USA). Dirige o Grupo Luz, atendendo agências como MPM, Santa Clara, África, Agnelo Pacheco, Y&R, Ogilvy, NW3 etc. Entre os clientes de peso destacam-se a Vivo, Coca-Cola, Reebok, Sadia, SportTv, Magazine Luiza, Basilar, Renata, Ferracini,
Freeway, Bertin, Burger King, OAB e Carrefour. Fez cursos na ABTG, SENAC, PhotoPro, R3F, Photoshop World – Las Vegas (USA) e Orlando em 2011 (USA), com orientações
de instrutores de renome, como Mario Carramilo, Alexandre Keese, Jack Davis, Scott Kelby, Dan Margulis, David Ziser, Jim DiVitale, Dave Cross, Russell Brown, entre outros.

Leila Ferraz
Leila Ferraz Curso(s):

Publicitária. Especialista em comportamento humano e desenvolvimento organizacional pela Universidade Federal do ES. Formada em Coaching de Carreira pela Alpha Mind/RJ. Especialista em Coaching Clinic pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Diretora do Centro de Desenvolvimento Humano Ser Vivo. Vencedora do Prêmio Colibri de Melhor Mídia do mercado capixaba. Eleita pela Revista Propaganda e Marketing de São Paulo, a melhor Mídia do Estado do ES, destacando-se entre as 10 melhores profissionais do Brasil. Compartilha sua experiência através de encontros, consultorias, palestras, assessorias, e onde mais a permitirem “ousar” a disseminar tudo que aprende sobre inovação, desenvolvimento, colaboração, como criar futuros desejáveis, autoconhecimento, ressignificação, comunicação, gestão, relacionamento, comportamento, carreiras, equilíbrio emocional e, claro, felicidade no trabalho. Sempre norteada pela compreensão do ser e focada em potencializar a paixão das pessoas pelo que fazem e por quem são.

 

Leonardo Luz
Leonardo Luz Curso(s):

Coordenador do departamento de Fotografia do Grupo Luz. Fotógrafo publicitário há mais de 30 anos, leva a arte da fotografia como ferramenta de impressão da melhor imagem, auxiliando as empresas a atingirem o melhor posicionamento de seus produtos e serviços. Ministrou aulas na Escola Focus, no SENAC, em faculdades e hoje ainda ministra cursos e consultorias in-company por todo país. Palestrante dos maiores eventos de fotografia e Photoshop da América Latina e é articulista das Revistas Photoshop Pro e Revista Photos. A Dupla de Imagem tem em seu currículo, ainda, exposições em vários lugares do mundo, três Livros-DVDs (Sensualidade da Luz, Intimidade da Luz e Imagens Híbridas) e em 2011 conquistaram em Orlando (Flórida) nos Estados Unidos o prêmio Guru Award com a melhor fotomontagem.

Leonardo Minozzo
Leonardo Minozzo Curso(s):

Designer gráfico formado pela UFSC, especialista em Marketing pela FGV, mestre em Branding e gestão de marcas pela UFSC. Tem experiência nas áreas de comunicação e marketing digital, com ênfase em comunicação visual, mídias digitais e computação gráfica. Professor das disciplinas de propaganda digital, marketing e empreendedorismo na Univali/SC. Diretor estratégico do Cafundó Estúdio Criativo.

Lilian Graziano
Lilian Graziano site email Curso(s):

Psicóloga e doutora em Psicologia pela USP. Pós-graduada em Psicoterapia Cognitiva Construtivista e especializada na área de gestão empresarial, com especialização em Virtudes e Forças Pessoais pelo VIA Institute on Character, EUA. Professora universitária, tendo se dedicado ao ensino da Psicologia e Gestão de Pessoas em diversas instituições de ensino da cidade de São Paulo. É docente em programas de pós-graduação, MBAs e cursos in company da Fundação Dom Cabral (FDC), da Business School São Paulo (BSP), da Trevisan Escola de Negócios, da PUC SP e da USCS.
Atualmente é diretora do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento, por meio do qual oferece consultoria na área de comportamento e desenvolvimento humano para empresas tais como Bradesco, ABMN, Natura, Hospital Samaritano, dentre outras.
Sua pesquisa de doutorado sobre Psicologia Positiva e Felicidade, foi à primeira tese brasileira sobre Psicologia Positiva que, em linhas gerais, trata-se de um movimento inovador da Psicologia que visa o estudo científico dos sentimentos, emoções e comportamentos positivos, com a finalidade de promover a felicidade humana.

Liliane Ducasble
Liliane Ducasble Curso(s):

Especialista em publicidade online e offline, redação, produção de conteúdo, monitoramento de mídias sociais, estratégias de social media, internet, novas mídias, gestão de projetos e gestão de pessoas. Analista de Desenvolvimento Comercial do maior portal de conteúdo do Espírito Santo, Suporte da Equipe Comercial em planos de mídia especiais, atua na área de Comunicação e Marketing do veículo, realizando demandas de relacionamento com o mercado anunciante e o mercado audiência.

Lorena Milaneze
Lorena Milaneze Curso(s):

Formação na área de Gestão Empresarial e Educação Financeira. Atua há 4 anos como Educadora Financeira DSOP

Luciana Moura
Luciana Moura Curso(s):

Mestre e Doutora em Psicologia, área de pesquisa: Relacionamento interpessoal e mídia pela UFES. MBA Marketing Empresarial pela SEDES/UVV. Especialista em Cinema e Vídeo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo – SP. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFES. Professora da UVV e da Faculdade Novo Milênio, compondo o corpo docente dos cursos de graduação em Comunicação Social e Administração de Empresas; e de cursos de Pós-Graduação também nas áreas de Comunicação e Administração. Docente convidada na FUCAPE, ministrando disciplinas nos cursos de Pós-graduação em Marketing e Mestrado em Administração.

Lúcio Cesar Loyola
Lúcio Cesar Loyola Curso(s):

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UFES, especialista em Novas Tecnologias na Educação pela ESAB e Mestre na Linha de Educação e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES. Ampla experiência nas principais agências de publicidade do ES, na área de criação, e trabalhos docentes prestados à Faculdade Estácio de Sá de Vitória, UVV, Unilinhares, Univila e Pitágoras. Também já atuou como Coordenador de Publicidade e Propaganda do Núcleo Experimental de Comunicação (NEC) da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, como Coordenador de Comunicação e Cultura do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. Atualmente é Diretor Artístico da G.R.E.S. Unidos da Piedade, Coordenador dos Cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo e Coordenador da pós-graduação MBA em Comunicação Empresarial da Faculdade Estácio Vitória. Entre os trabalhos mais recentes estão a criação e direção dos curtas-metragens Agosto de Deus, Carnavália, Os Filhos da Mãe e o atual Para Lívia com Amor. A idealização do I Festival de Bandas Universitárias, do Prêmio de Criatividade para Estudantes, da Sessão Comentada de Cinema e da TV Interferência para a Estácio Vitória; a idealização do Movimento Cultural Capixaba e a Implantação da Rádio Tribos e do Jornal Taruíra para o Colégio Marista e a criação do carnaval 2015 para a G.R.E.S. Unidos da Piedade.

Luiz Felipe Macena
Luiz Felipe Macena Curso(s):

Coordenador de Produção na Ampla Comunicação. Mestrando em Administração pela Fucape, Especialista em Marketing pela FGV e Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Vila Velha. Acumula passagens pela SET Comunicação, F2GG e Mural Propaganda atuando diretamente com clientes, tais como: Vale, Governo do Estado do Espírito Santo, Banestes, Bandes, Unimed, A Gazeta, Lorenge, AMBEV, Fortlev, Café Número Um, Rede Vitória, Adcos e Grupo Dadalto.

Marcelo Bonfim
Marcelo Bonfim Curso(s):

Atua na área de comunicação há 18 anos, exerce o cargo de radialista na fundação Roberto Rabelo de comunicação social Novo Tempo 95,9 FM na cidade de Vitória ES. É sócio e apresentador do programa Giro Shop – Canal de comunicação e marketing de varejo via web. Desenvolve trabalhos de apresentações de eventos publicitários como orador, apresentador e mestre de cerimônia, produz peças publicitárias para rádio, Web e TVs. É Formando em administração de empresas pela Faculdade Batista de Vitória (FABAVI), Pós-graduado em gestão estratégica de marketing e vendas pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória ES. Profundo pesquisador em comunicação e especialista em expressão verbal. Atualmente ministra; A Arte de falar em público no (IRE) Instituto Rhema de ensino no ES, e promove treinamentos de comunicação pessoal e profissional para alunos de faculdades e executivos no campo empresarial.

Marcelo Serra
Marcelo Serra Curso(s):

Sócio e Diretor de Atendimento da Artcom – Vitória, Mestre em Administração e Marketing (Universitat Autònoma de Barcelona).

Marcilio Riegert
Marcilio Riegert Curso(s):

Fundador e CEO da StartYouUp Aceleradora, Diretor da ABStarups (Associação Brasileira de Startups) e Diretor da ABRAII (Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento. Graduação em Filosofia pela UFES. Pós graduado em História Política: “Poder e Cultura na História”, com o Temas: Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Economia Local. (impacto social em cluster’s).Especializações: Gestão de projetos com alto impacto social, ambiental e inovador e Desenvolvimento de cluster’s.

Marcio Morgade
Marcio Morgade Curso(s):

Possui 17 anos de experiência em publicidade, dentre os quais os 7 primeiros dedicados a comunicação off-line no eixo Rio-São Paulo, onde se destacou justamente por ser um dos pioneiros na utilização de mídias alternativas no processo de criação.
Após, observando a carência das agências de publicidade tradicionais frente ao novo cenário digital que se aproximava, criou a Bendita, sua segunda agência de comunicação, desta vez, focada no ambiente digital e sua convergência com os demais meios, tradicionais ou alternativos. Através dela, desenvolveu planos de comunicação e campanhas integradas, no Brasil e Europa, para diversas agências e clientes diretos, como: Petrobras, Petrobras Distribuidora, Globo, TIM, OI, Embratel, Motorola, Cerveja Antarctica, Antonio Banderas Fragrances, Carolina Herrera, CCAA, CEG, PEPSICO, Unimed, Universal, Playstation Portugal, Cerveja Sagres, Banco Português de Negócios, NBS, Almap BBDO, Artplan, Fischer, entre outros.
Leciona na ESPM RJ há 10 anos em distintas cadeiras da graduação, pós graduação e curso portfólio. Foi responsável pela criação e implementação das disciplinas de Mídias Alternativas, Novas Mídias e Criação Digital, até então inéditas no mercado.

Marco Antonio Machado
Marco Antonio Machado Curso(s):

Atual Diretor Executivo da Prisma Propaganda, com passagem pelo Grupo Santa Casa onde trabalhou com consultor de markeitng; Grupo Rede Show como Gestor de Marketing; Unimed Vitória como Gestor de Relações com o Mercado; Gestor de Franquias e Gerente de Mercado da Petróleo Ipiranga; Gerente de Marketing de Rede da Atlantic, entre outras. Formado em Engenharia Elétrica e Administração com MBA em Marketing pela FGV.

Marcos Parmagnani
Marcos Parmagnani Curso(s):

Formado em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio, trabalhou em Restaurantes como DOM-SP (Alex Atala), MANI -SP (Helena Rizzo) e Capim Santo (Morena Leite). Prestou consultoria para diversas empresas no estado do Espirito Santo. Especializado em vinhos pela WINE INSTITUTE ARGENTINA, certificado pela WINE & SPIRITS LONDRES, Consultor em Vinhos, Sommelier, Chef e com diversos cursos de formação e capacitação na área de vinhos e alimentação. Comentarista de vinhos na rádio CBN 93,5 e sócio-proprietário do espaço “Canto do Vinho” bistro e vinhos.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro Curso(s):

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UFES, produtor de áudio, músico multi-instrumentista, cantor, compositor, locutor publicitário e proprietário da REC Comunicação Musical. Também já atuou como professor de técnica vocal para cantores e atores (na escola de Teatro e Dança FAFI).

Maria Teresa Cardoso
Maria Teresa Cardoso Curso(s):

Diretora da Psicoespaço, Psicóloga; Psicodramatista; Arte-terapeuta; Formação em PNL; Coaching com formação Internacional; Especialista em RH com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de Equipes.

Mariza Melo
Mariza Melo Curso(s):

Especialista em Direito Digital e em Direito Internacional e Negócios pela faculdade Norte-Americana Suffolk University Law School em Boston, Massachusetts, onde obteve o título de LL.M. (Legum Magister) (Masters of Law). Mariza D. A. Melo residiu por 6 anos nos Estados Unidos onde, após se formar no curso acima citado, foi prontamente contratada pelo escritório de advocacia Barker, Epstein, & Loscoscco, em Boston, Massachusetts, aonde permaneceu por 4 anos. Atua na área de Direito Digital.

Mark Ducasble
Mark Ducasble Curso(s):

Gestor da equipe comercial da Fivecom, responsável pela identificação de novas oportunidades de negócios, desenvolvimento de produtos e gestão de Marketing. Técnico em gestão, com experiência em administração, gestão de projetos, comunicação, marketing e internet, com mais de 100 projetos realizados nas cinco áreas. Especialista em Inovação; Product Placement; Soluções criativas; Gestão de projetos; Planejamento web e Estratégias de negócio.

Mayra Mega Itaborahy
Mayra Mega Itaborahy Curso(s):

Sócia do Mega Itaborahy Advogados Associados. Atende clientes nacionais e internacionais ligados às mais diversas áreas como, por exemplo, empresas de transporte, alimentação, jornalismo, comunicação, construção, siderurgia, terminais marítimos e empresas de navegação, indústria química, de petróleo e gás, tecnologia da informação, inovação, dentre outras. Área de Atuação: Contratos e Direito Empresarial.

Mitikazu Lisboa
Mitikazu Lisboa Curso(s):

Formado em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi, pós graduado em marketing com especialização em planejamento pela ESPM, Mitikazu é sócio fundador da Hive Entertainment, agência de marketing de experiência com foco em entretenimento digital.

Natache Fiel
Natache Fiel Curso(s):

Graduada em Administração de Empresas pela UFES; pós graduada em Gestão Estratégica de Marketing pela UFES; Curso de Capacitação na Construção e Implementação do Balanced Scorecard – BALANCED SOCRECARD COLLABORATIVE; Experiência em planejamento e condução de Pesquisas de Marketing; Experiência em implementação de Sistemas de Gestão de Estratégias e Marketing em empresas desde 1997.

Pablo Pavon
Pablo Pavon Curso(s):

Comanda ao lado de Bárbara Verzola o restaurante Soeta. Formado pela Cordon Bleu de Paris, o equatoriano passou pela escola Hoteleira Casa de Campo em Madrid. No El Bulli trabalhou durante quatro anos, sendo um dos chefs de partida.

Paulo André Bione
Paulo André Bione Curso(s):

Coordenador Acadêmico da Miami Ad School ESPM SP. Trabalhou em grandes agências como Ogilvy, WBrasil, Talent, foi diretor de criação nacional da QG Propaganda e Diretor de Criação Américo Latina da 141 SoHo Square WPP.

Pedro Scandiani
Pedro Scandiani Curso(s):

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faesa em 2005 e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas em 2011, é sócio proprietário e Diretor de Criação da Ball Comunicação desde a sua fundação. Antes da Ball, trabalhou nas maiores agências do ES e do RJ, como Contemporânea, McCann Erickson, Prisma Propaganda, MP Publicidade e Ampla Comunicação, sempre como Diretor de Arte ou Coordenador de Criação. Na sua carreira, já atendeu clientes como Governo do Estado do Espírito Santo, Coca-Cola, L’Oreal Paris, Renault, Devassa, Banestes, Vale, Hortifruti, Fortlev e Vivo, conquistando com seu trabalho prêmios de expressão nacional como: CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), Prêmio O GLOBO, Prêmio ANJ e Prêmio Abril.

Peter Noronha
Peter Noronha Curso(s):

Peter Altoé Noronha é profissional com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos tendo atuado em empresas nacionais e internacionais. Atualmente é Associate Director & Partner da Asap Recruiters – Consultoria Nacional focada na Busca e Seleção de Profissionais de Média Gerência.
Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) com Especialização em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, possui Formação Internacional em Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SP), é Trainer em Programação Neurolinguística pela Society of Neuro-Linguistic Programming (NLP-USA) e cursa Mestrado em Administração pela Fucape Business School.

Rafael Andaku
Rafael Andaku Curso(s):

Diretor de Criação na E-brand Multiplataformas. Mestre em Administração de Empresas e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFES.

Rafael Motta
Rafael Motta Curso(s):

Rafael Motta: especialista em Marketing e Inteligência Empresarial (MMurad FGV), Publicitário Idealizador e Diretor da Nove – Inteligência de Mercado, Trio Conteúdo Audiovisual e Grupo PSI; foi Professor na EMESCAM – Escola Superior de Ciências da Saúde e Faculdade Estácio de Sá, Diretor de Projetos e instrutor na Empresa O Melhor do Marketing; Gestor de Marketing na INOCOOP-ES e Grupo Argalit.

Rafael Scucuglia Curso(s):

Diretor Executivo e de Estatística Pós graduado em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo. MBA em Consultoria de Gestão pela Brazilian Business School. Docente em cursos de graduação, pós graduação e MBA em diversas disciplinas, tais como Matemática Financeira, Estatística I e II, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Negociação, Técnicas Avançadas de Gestão da Qualidade, Gestão de Clientes e Auditoria de Sistemas de Gestão. Certified Business Process Professional. Certificado internacionalmente pela ABPM (The Association of Business Process Management Professionals) como especialista em Gestão por Processos. Black-Belt especialista em estatística industrial Seis Sigma.

Renato Ferreira
Renato Ferreira Curso(s):

Formado em Publicidade pela UFES e pós-graduado em Marketing pela FGV, possui grande experiência de mais de 12 anos atuando em grandes agências e na área de marketing. Atendeu clientes de todos os tipos, tamanhos e segmentos. Já vivenciou os lados do negócio: agência e cliente, com passagens em departamentos de marketing e comercial de empresas de grande porte. Gosta de perguntar, questionar, se envolver e saber mais do cliente do que o próprio cliente. Atualmente é Diretor de Atendimento na Criativa Propaganda, sendo um dos responsáveis pelo processo de união da Criativa e Ball Comunicação, agência na qual era sócio.

Rita de Cássia Bassetti de Abreu
Rita de Cássia Bassetti de Abreu Curso(s):

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Pós-graduada em Marketing Empresarial. Diretora Executiva da Enquet Pesquisa – Filiada à ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, possui experiência de 28 anos em pesquisa.

Robson Maia
Robson Maia Curso(s):

Instrutor do IATEC – Instituto de Arte e Técnica em Comunicação.

Rodrigo Scherrer
Rodrigo Scherrer Curso(s):

Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM de São Paulo, com tese sobre a relação entre identidades o consumo de aplicativos para smartphone. Mestre em Administração (gestão) e graduado em Comunicação Social, ambos pela Ufes. Sócio-diretor da Nova – Bureau de Pesquisa e estratégia e consultor associado da Ilumeo – Data Science Company, pelas quais atende marcas como Americanas, Submarino, Vale, Unidas, Rede Gazeta e diversas outras. Academicamente, é pesquisador dos grupos Comunicação, consumo e identidades socioculturais – CiCO (ESPM) e Cultura Audiovisual e Tecnologia (Ufes).

Rodrigo Tigre
Rodrigo Tigre Curso(s):

Sócio diretor da RedMas/Audio.ad

Ruy Roberto Ramos
Ruy Roberto Ramos Curso(s):

Publicitário, 37 anos de experiência de mercado. Graduado e Pós-Graduado em Propaganda e Marketing pelo IMES– Instituto Metodista de Ensino Superior, em SP, Professor do Curso de Comunicação Social da UFES, Professor de diversos Cursos de Pós-Graduação no Estado do Espírito Santo e Bahia. Trabalhou no Departamento de Marketing de empresas multinacionais e em agências de propaganda de São Paulo e no ES, nas áreas de criação (redator) e de planejamento. Atualmente é Consultor nas áreas de Marketing e Comunicação Empresarial, atendendo algumas empresas do ES.

Sandro Letaif
Sandro Letaif Curso(s):

Diretor de Produção da Rec Comunicação Musical. Compositor de jingles. Publicitário com passagem em agências de propaganda, Rede Gazeta e Gazeta Rádios como redator.

Sergio Benevenuto
Sergio Benevenuto Curso(s):

Diretor, Professor de Harmonia e Estruturação Musical e Produção de Bandas na AMP Escola de Música. Graduado pela Berklee College of Music, Boston (USA), com o prêmio Richard Levy. Fundador da Rio Música. Atuou como produtor musical em diversos
CDs para artistas do RJ, MG e ES. No ES produziu Solana, Ócio, Supercombo, Saia no Samba, O projeto MUSICAES (antologia de músicas do ES, SECULT 2008/2009), Adios Me Voy, Derengos, entre outros. Diretor do selo fonográfico BM FACTORY. www.sergiobenevenuto.com / www.myspace.com/sergiobenevenuto

Sergio Luiz Pereira
Sergio Luiz Pereira Curso(s):

Livre-Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP); Doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP; MSc in Robotics Systems and Applications pela Coventry University (Inglaterra) e Engenheiro pela Faculdade de Engenharia de São Paulo. É professor da graduação, da pós graduação e orientador de mestrado e doutorado da Escola Politécnica da USP. Consultor em Ecoeconomia e Automação Industrial. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Professor dos programas de MBA da BSP (Business São Paulo School) e da PUC-SP. Atuou como coordenador do curso de Engenharia de Produção da PUC-SP. Atuou como chefe de Departamento e Coordenador do curso de Engenharia Elétrica e também professor do programa de MBA da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

Stael Magesck
Stael Magesck Curso(s):

Estilista, atriz, bailarina, performer e Agente cultural. Formada em Designer de Moda pela Faesa e Curso Profissionalizante Técnico em Dança – FAFI. Começou no teatro aos 10 anos de idade e hoje tem formação profissional como atriz, já tendo atuado em diversas peças. Foi professora de teatro e dança contemporânea. Há 16 anos é integrante da escola de samba Imperatriz do Forte, 12 desses sendo a madrinha de bateria da agremiação, onde conquistou vários prêmios. Em 2007 criou o Ateliê Casa Aberta Espaço de Moda & Arte, onde atua como estilista no desenvolvimento de coleções de moda e também como produtora cultural desenvolvendo projetos e eventos que unem a moda a várias outras manifestações culturais. Entre eles: Lendo na Calçada, Domingo Rosa Choque, Calçada Cultural, Chorando na Calçad (Tarde de Chorinho e poesia na calçada), Sarel Autoral e DIA D – Praticando o desapego.

Stalimir Vieira
Stalimir Vieira Curso(s):

Publicitário, profissional de marketing, conferencista e escritor. Entre outras empresas, dirigiu criação nas agências de publicidade DPZ, W/Brasil e Bates, em São Paulo, Brasil, e na DDB Argentina, onde desenvolveu campanhas para grandes clientes como Nestlé, Johnson&johnson, Banco Itaú, Bradesco, Sadia, GM e McDonald´s. Foi professor e coordenador da cadeira de criação e inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, conselheiro-fundador da Escola de Criação da ESPM, diretor do Clube de Criação de São Paulo, diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e membro do Conselho de Ética do CONAR. É autor dos livros Raciocínio Criativo na Publicidade e Marca: o que o coração não sente os olhos não vêem, publicados pela Editora Martins Fontes. É diretor de cursos e seminários da Associação Brasileira das Agências de publicidade, além de organizador a apresentador do projeto “Comunicar e Crescer”, iniciativa da ABAP.
É gestor da consultoria Base de Marketing.

Sylvia Altoé
Sylvia Altoé Curso(s):

Formada em Administração de Empresas, consultora de empresas e Educadora Financeira DSOP há 4 anos.

Tennyson Pinheiro
Tennyson Pinheiro Curso(s):

Tennyson Pinheiro é autor do livro Design Thinking Brasil, fundador da EISE e da live|work. É responsável pelo módulo de Design de Serviços do MBA de Branding da Rio Branco e fundador do curso de Design Thinking da ESPM.

É palestrante em eventos nacionais e internacionais e leciona há 18 anos, tendo criado e ministrado o primeiro workshop de Des. de Serviços do Brasil.

Thiago Christo
Thiago Christo Curso(s):

Arte finalista, especialista em tratamento e manipulação de imagem 2D e 3D para publicidade e decoração. Hoje trabalha em parceria com agências de comunicação, fotógrafos e empresas criando imagens híbridas.

Tiago de Carvalho
Tiago de Carvalho Curso(s):

Publicitário, pós-graduado em comunicação em mídias digitais. CEO & Founder na agência digital Social Performance. Atua como consultor de estratégias e operações digitais em agências do ES; Consultor em Inbound Marketing certificado pela Hubspot e Resultados Digitais; Palestrante e professor de marketing digital.

Toni Rodrigues
Toni Rodrigues Curso(s):

Formado em Artes Plásticas pela ECA/USP e trabalha em propaganda há 28 anos. Passou por algumas das principais agências do mercado de São Paulo como DPZ, Grey, McCann-Erickson, Talent, Leo Burnett e atualmente é Diretor de Criação da Etco/Ogilvy. Já ganhou alguns dos principais prêmios da propaganda como Cannes, Clio, London Festivals, One Show, Anuário do CCSP e Profissionais do Ano. É também professor da Miami Ad School/ESPM há 10 anos e autor de vários livros infantis publicados por diferentes editoras de São Paulo.

Vanessa Torres
Vanessa Torres Curso(s):

Diretora de Marketing da Ponto de Propaganda. Mestranda em Administração pela FUCAPE – Dissertação na linha de pesquisa Marketing e Comportamento do Consumidor. Graduada em Comunicação Social pela UFES. Especialista em Marketing pela ESPM/SP. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua como professora em cursos de Publicidade e Administração desde 1996, tendo ministrado aulas na Escola Contec, Faculdade Novo Milenio, Faculdade Estácio de Sá e FAESA nas disciplinas de Introdução à Publicidade, Marketing, Ética e Legislação Publicitária e Comportamento do Consumidor.

Victor Mazzei
Victor Mazzei Curso(s):

Redator Publicitário, Professor de Publicidade (Faesa), Mestre em História (Ufes), Doutorando em Educação Física (Ufes), Sócio da Agência Propaganda ao Quadrado de 1998 a 2007. Autor do livro “Criatividade: o que inspira suas ideias?” e “A relação entre a imprensa e a publicidade na ditadura brasileira: As estratégias de sobrevivência e a autonomia do jornal O Diário”

Wladja Vervloet
Wladja Vervloet Curso(s):

Diretora da Etc Publicidade com passagens pela MP Publicidade e Rádio Cidade Belo Horizonte. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFES, Pós-graduada em Marketing Empresarial pela UVV/Cândido Mendes, Mestre em Teatro, Cultura e Educação pela UNIRIO, Especialista em Marketing Digital pela FGV. Experiência em planejamento de Comunicação para empresas de diferentes portes e segmentos.