Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:
Aproveitando oportunidades diante do atual cenário.
Estamos diante de um cenário econômico bastante desafiador em 2015 e para quem não gosta da palavra crise, difícil é evitá-la ao olharmos para a situação dos países europeus da zona do Euro, para as dificuldades de ajustes internos do Japão, para uma China próxima de estourar sua bolha no mercado imobiliário e para o dólar que não para de subir. Estes fatores externos, unidos aos problemas internos brasileiros, como crises e escândalos político-econômicos, déficit na balança comercial e iminente recessão, formam o que alguns economistas já chamam de tempestade perfeita.
Como então, aproveitar ou criar oportunidades e fazer de 2015 um ano para ser lembrado?
Não me aventurando pela área econômica e longe de sugerir fórmulas mágicas, quero compartilhar com vocês algumas posturas e atitudes que se mostraram bastante eficazes em momentos de crise como este, na vida de vários empreendedores, gestores, profissionais de diversas áreas e também em minha experiência pessoal. Trata-se do trinômio: atenção, foco e oportunidade.
Atenção e sucesso
A ciência da atenção tem nos mostrado em recentes pesquisas que nossa capacidade de atenção está diretamente relacionada à nossa competência para o sucesso. A esse respeito, já escrevia Herbert Simon, Economista, vencedor do Nobel e criador da Teoria das Decisões: “…a informação consome a atenção de quem a recebe. Eis porque a riqueza de informações cria a pobreza de atenção.”
E não estamos nós num momento de mundo em que nossa atenção é bombardeada a todo o momento e de múltiplas formas, comprometendo nosso sucesso em várias áreas da vida? Como preservar e desenvolver a atenção, como fator determinante para nosso sucesso?
A resposta da ciência é que a atenção não é uma característica inata de alguns privilegiados que conseguem lidar com uma pulverização diária de informações e conexões. A atenção pode ser desenvolvida com treino e disciplina. Para isso, é preciso definir o segundo elemento de nosso trinômio, aqui citado: Foco.
Quero destacar, antes de tudo, como a compreensão da palavra foco tem sido reduzida, em minha percepção, no atual mundo corporativo. Observei isto em empresas para as quais ministrei treinamentos e palestras. Utilizada com frequência com os sentidos de: “prestar atenção no que se está fazendo”, “começar e acabar uma tarefa”; têm produzido julgamentos que se ouvem repetidamente nas organizações: “tal pessoa é focada!”, “fulano não tem foco!” e por aí vai.
O sentido mais ampliado de foco nos aponta para três diferentes vertentes, segundo Daniel Goleman: foco interno, foco no outro e foco externo. A utilização consciente desses três vértices de foco têm ampliado significativamente os resultados dos profissionais que se aplicam a seu uso sistematicamente. As pessoas costumam se surpreender com a própria capacidade de ampliar estas três vertentes, quando as trabalhamos em seminários e palestras. Elas ampliam sua consciência de um modo que faz com que sua percepção de oportunidades também se amplie.
Oportunidades
Uma das definições para a palavra “Oportunidades” (no plural) que mais gosto encontra-se no dicionário Priberam e expressa os significados de: “caminhos, futuro, perspectivas”. Os profissionais que percebem ou criam oportunidades são, geralmente, aqueles mais conscientes do caminho que estão trilhando. Possuem um olhar para o futuro, mas são extremamente conectados e atentos ao presente, vivenciando as três vertentes do foco ampliado que já falamos. Essas pessoas assumem a situação na qual estão inseridas e escolhem como vão trilhar sua jornada. Não negam as crises com otimismo irrealista, mas escolhem como vão passar por elas. Como escreveu o brilhante psicólogo Victor Frankl: “Quando não está ao nosso alcance mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”. O verdadeiro senso de oportunidade parte de uma consciência ampliada sobre nossa caminhada e sobre as escolhas que fazemos na vida pessoal e profissional. Pessoas que desenvolvem esse senso tornam-se inspiradoras e agregadoras e os que estão à sua volta sentem prazer em trabalhar com e para elas.
Portanto, para aproveitar oportunidades no atual cenário, será preciso um olhar para dentro, verificando como estão os aspectos deste trinômio: “Atenção, Foco e Oportunidade”, com a certeza de que eles podem ser desenvolvidos e ampliados, precisando apenas de nosso comprometimento.
Fica então a provocação: e você, quer aproveitar esta oportunidade e comprometer-se?