Notícias

Como aproveitar ou criar oportunidades diante do atual cenário

Comece aplicando as atitudes do trinômio: “Atenção, Foco e Oportunidade” e aproveite qualquer que seja o cenário.

Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:

Objetivos

Estamos diante de um cenário econômico bastante desafiador neste início de 2015 e, para quem não gosta da palavra crise, difícil é evita-la ao olharmos para a situação dos países europeus da zona do Euro, para as dificuldades de ajustes internos do Japão, para uma China próxima de estourar sua bolha no mercado imobiliário e para o dólar que não para de subir. Estes fatores externos, unidos aos problemas internos brasileiros, como crises e escândalos político-econômicos, déficit na balança comercial e iminente recessão, formam o que alguns economistas já chamam de tempestade perfeita.

Como então, aproveitar ou criar oportunidades e fazer de 2015 um ano para ser lembrado?

Não me aventurando pela área econômica e longe de sugerir fórmulas mágicas, quero compartilhar com vocês algumas posturas e atitudes que se mostraram bastante eficazes em momentos de crise como este, na vida de vários empreendedores, gestores, profissionais de diversas áreas e também em minha experiência pessoal. Trata-se do trinômio: Atenção, Foco e Oportunidade.

Atenção

A ciência da atenção tem nos mostrado em recentes pesquisas que nossa capacidade de atenção está diretamente relacionada à nossa competência para o sucesso. A esse respeito, já escrevia Herbert Simon, Economista, vencedor do Nobel e criador da Teoria das Decisões: “…a informação consome a atenção de quem a recebe. Eis porque a riqueza de informações cria a pobreza de atenção.”

E não estamos nós num momento de mundo em que nossa atenção é bombardeada a todo o momento e de múltiplas formas, comprometendo nosso sucesso em várias áreas da vida? Como preservar e desenvolver a atenção, como fator determinante para nosso sucesso?

A resposta da ciência é que a atenção não é uma característica inata de alguns privilegiados que conseguem lidar com uma pulverização diária de informações e conexões. A atenção pode ser desenvolvida com treino e disciplina. Para isso, é preciso definir o segundo elemento de nosso trinômio, aqui citado: Foco.

Foco

Quero destacar, antes de tudo, como a compreensão da palavra foco tem sido reduzida, em minha percepção, no atual mundo corporativo. Observei isto em empresas para as quais ministrei treinamentos e palestras. Utilizada com frequência com os sentidos de: “prestar atenção no que se está fazendo”, “começar e acabar uma tarefa”; têm produzido julgamentos que se ouvem repetidamente nas organizações: “tal pessoa é focada!”, “fulano não tem foco!” e por aí vai.

O sentido mais ampliado de foco nos aponta para três diferentes vertentes, segundo Daniel Goleman: foco interno, foco no outro e foco externo. A utilização consciente desses três vértices de foco têm ampliado significativamente os resultados dos profissionais que se aplicam a seu uso sistematicamente. As pessoas costumam se surpreender com a própria capacidade de ampliar estas três vertentes, quando as trabalhamos em seminários e palestras. Elas ampliam sua consciência de um modo que faz com que sua percepção de oportunidades também se amplie.

Oportunidades

Uma das definições para a palavra “Oportunidades” (no plural) que mais gosto encontra-se no dicionário Priberam e expressa os significados de: “caminhos, futuro, perspectivas”. Os profissionais que percebem ou criam oportunidades são, geralmente, aqueles mais conscientes do caminho que estão trilhando. Possuem um olhar para o futuro, mas são extremamente conectados e atentos ao presente, vivenciando as três vertentes do foco ampliado que já falamos. Essas pessoas assumem a situação na qual estão inseridas e escolhem como vão trilhar sua jornada. Não negam as crises com otimismo irrealista, mas escolhem como vão passar por elas. Como escreveu o brilhante psicólogo Victor Frankl: “Quando não está ao nosso alcance mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”. O verdadeiro senso de oportunidade parte de uma consciência ampliada sobre nossa caminhada e sobre as escolhas que fazemos na vida pessoal e profissional. Pessoas que desenvolvem esse senso tornam-se inspiradoras e agregadoras e os que estão à sua volta sentem prazer em trabalhar com e para elas.

Portanto, para aproveitar oportunidades no atual cenário, será preciso primeiro um olhar para dentro, verificando como estão os aspectos na sua vida deste trinômio: “Atenção, Foco e Oportunidade”. Com a certeza de que eles podem ser desenvolvidos e ampliados, precisando apenas de nosso comprometimento. Colocar em ação a prática desse trinômio no seu dia a dia, dando atenção devida às demandas por solução que estão por toda parte; tendo o foco devido para conseguir enxergar como oferecer essa solução e como isso se sustentará a longo prazo e assim criando as oportunidades, transformando-as em negócios, projetos e ideias de sucesso.

Conte conosco e vamos juntos rumo ao desenvolvimento em qualquer que seja o cenário.

Instrutor(a) Adilson Luiz Cecconi
Adilson Luiz Cecconi26 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Seleção e Treinamento; Consultor responsável pela implementação de projetos de capacitação em Liderança, Formação de Equipes, Gestão de Pessoas, Coaching e Comunicação Assertiva em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores de atuação; Atuou como Gestor de Desenvolvimento Humano nas empresas: Altana Pharma, Iveco FIAT, Cia. Suzano de Papel e Celulose, 3M do Brasil, Bradesco Previdência e Xerox do Brasil; Atuou como Gestor de Vendas na Bradesco Previdência e Seguros S/A; Personal Coach; Psicoterapeuta Corporal; MBA Executivo em Gestão de Pessoas pela ESPM; Especialização em Psicologia Corporal – Centro Reichiano para o Desenvolvimento Humano/SP; reconhecido pelo International Institute for Biossynthesis (Zurich) e International Institute for Bioenergetic Analysis (New York);Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo; Professor convidado da FIA-USP em Programas In Company, lecionando matérias como Comportamento Humano e Habilidades Gerenciais; Professor dos cursos de férias da ESPM, lecionando a disciplina Liderança com Foco em Resultados; Professor dos cursos de MBA da Escola Superior Nacional de Seguros (FUNENSEG), lecionando as disciplinas Negociação e Empreendedorismo.

Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Pagamentos via Pagseguro serão devolvidos através do mesmo, de acordo com as políticas do Pagseguro.

Por iniciativa do Participante: Será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail marcelo.amaral@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O PARTICIPANTE, receberá a devolução em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início. Caso o valor tenha sido pago com Pagseguro, será necessário aguardar o repasse do valor do Pagseguro para a Atitude para posterior devolução ao matriculado.