Cursos de verão

Como montar um plano de marketing

Aprenda a desenvolver um plano de Marketing elaborado e organize seu negócio.

Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:

Objetivos

Apresentação

Um Plano de Marketing estruturado e bem elaborado garante que a empresa organize, alinhe e acompanhe os caminhos para obter vantagem competitiva frente ao concorrente e definir valor para seu cliente. É uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para analisar o mercado de atuação, visualizando cenários, definindo públicos-alvo, o diferencial da marca e seu posicionamento estratégico. Em um plano, é essencial definir objetivos e metas claras, reais e inspiradoras, alinhadas à estratégia central da empresa e as possibilidades de recursos disponíveis. Em momentos de grandes desafios e de recessão econômica, os planejamentos são revisitados com mais frequência, e, bem estruturados proporcionam uma visão sistêmica sobre onde os esforços devem estar concentrados, como e quando tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas.

Objetivo

Elaborar um plano de marketing simples, inteligente e que tenha a cara da sua Empresa. O curso “plano de marketing” promoverá instrumentos de análises de mercado e de ativação das estratégias de marketing para que você possa sistematizar análises, organizar ideias e acompanhar a performance das soluções de Marketing propostas.

Público-alvo

Profissionais de diversas áreas que precisam elaborar, contribuir ou aprovar planejamentos de marketing. Estudantes que queiram se preparar para o mercado de trabalho.

Programa

• Um breve panorama sobre as tendências de Marketing.
• As etapas para a construção de um plano de marketing.
• Definição de público-alvo: afinal, quem são e o que querem seus clientes?;
• Posicionamento da marca: Como a sua marca se torna ÚNICA? De olho no mercado e na concorrência. Como sua marca entrega valor ao cliente?
• De olho na Empresa: definir Negócio, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso;
• Definir objetivos estratégicos de marketing;
• Elaborar um plano de ação criativo para ativar as ferramentas do marketing: produto/serviço, preço, praça e comunicação;
• Definir métodos de monitoramento e avaliação das estratégias estabelecidas: realizar as ações e gerenciar as necessidades de ajustes e de novas ideias para acompanhar as tendências do mercado e ser muito melhor do que o seu concorrente!

Instrutor(a) Carine Cardoso
Carine CardosoPublicitária com formação pela Universidade Federal do ES; Pós-graduada em Marketing pela ESPM (SP) Mestre em Cultura, Educação e Teatro pela UNIRIO. Pós MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV. Formação em Gestão para Resultados pela Fundação Dom Cabral. Professora universitária na FAESA (ES) no curso de Comunicação Social desde 2002. Professora de pós-graduação na área de Marketing e Planejamento. Autora e co-autora de artigos sobre Marketing, Live Marketing e Consumo publicados no Intercom e no Comunicon (ESPM). Consultora e realizadora de Planejamentos de Marketing para empresas no segmento de Clinicas Populares, Banco de Investimentos, Arquitetura e Educação e Negócios. Integrou o Conselho Consultivo do Grupo Prix de Comunicação. Atuou como Gestora Comercial e Marketing durante 15 anos. Jurada do AMPRO GLOBAL AWARDS 2016/2017/2019, etapa Regional e Nacional.
Apoio
ABAP ES Elemidia Sinapro ES