Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:
O curso Entendendo Pesquisa – Mercado, Opinião e Midia visa, principalmente, auxiliar o participante a utilizar todo o potencial que uma pesquisa pode proporcionar, desde seu início, em seus aspectos conceituais, até a análise e diagnóstico dos resultados.
Profissionais que demandam, realizam, executam, analisam, compram, utilizam ou gostariam de utilizar pesquisa. Estudantes e demais interessados no tema.
Conceitos da pesquisa e suas etapas;Caracterizar os diferentes métodos, metodologias de pesquisa e técnicas de coleta de dados;Elaborar um briefing de pesquisa de marketing;Saber o que é um plano amostral;Conhecer os tipos de perguntas e elaborar um questionário;Analisar os resultados.A distribuição do conteúdo está prevista para ser realizada da seguinte forma:MÓDULO I: conceito e tipos de pesquisa (opinião pública, mídia, mercado, comunicação e clima organizacional); etapas de um projeto de pesquisa e definição do problema de pesquisa; critérios para elaboração de objetivos. Estudo de casos, seguido de exercícios; métodos, metodologias e técnicas de coleta de dados. Estudo de casos, seguido de exercícios; definição de universo de pesquisa.MÓDULO II: tipos de amostras (probabilística e não-probabilística); leitura e diagnóstico de resultados de pesquisa; tipos de perguntas e critérios para elaboração de instrumentos de coleta de dados (questionário e roteiro). Estudo de casos seguido de exercícios; elaboração de briefing de pesquisa.
Observação: Apostila Digital
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Pós-graduada em Marketing Empresarial. Diretora Executiva da Enquet Pesquisa - Filiada à ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, possui experiência de 28 anos em pesquisa.