Gestão

Inteligência Competitiva

Planejamento, estruturação e implementação de uma área de Inteligência de Mercado.

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Objetivos

Capacitar os profissionais no planejamento, na estruturação e na implementação de uma área de Inteligência de Mercado (SIM), com foco nas necessidades da área e em resultados no curto e médio prazo. Capacitar os profissionais na aplicação das metodologias, técnicas de análise e indicadores (KPI`s) aplicáveis à Inteligência nos Negócios.

Público-alvo

Indicado para os profissionais que objetivam estruturar uma área de Inteligência Competitiva, criar e melhorar os processos da área de Inteligência e maximizar os resultados da empresa em Marketing e Vendas; conhecer e aprimorar as práticas de Inteligência, técnicas de análise e indicadores (KPI`s) aplicáveis a IC. Profissionais das áreas de vendas, marketing, planejamento, estratégia, inteligência de mercado, pesquisa e tecnologia da informação.

Depoimentos de quem já participou desse treinamento.

"O treinamento nos convida a pensar de diversos pontos: seja no pensamento da diretoria, do vendedor, ou do cliente. Assim a área de inteligência tem um papel fundamental para fornecer material que auxilie na tomada de decisão. A melhor parte e o diferencial desse treinamento é a interação dos participantes com o conteúdo junto com o instrutor deixando as aulas dinâmicas, participativas, gerando maior resultado."

Marcela Buback Teixeira – Analista de Inteligência Competitiva - Rede Gazeta - 2012

"O curso foi muito bom, com total aplicabilidade em minha profissão e na empresa. A professora demonstrou muito domínio na disciplina e mostrou estudos bem práticos que podem ser aplicados no dia-a-dia. Vale ressaltar que a turma também muito contribuiu para enriquecer o curso, pois foi muito participativa, além de ter sido motivador ter contato com outros profissionais e empresas que investem nesta área de Inteligência Competitiva.”

Ana Paula Gatti - Arquiteta/ Analista de Terrenos - Morar Construtora - 2012

"O treinamento inclui visões de mercado e cases exemplificados, que contribuirão com o aumento da visão mercadológica. Treinamento muito aplicável à prática cotidiana, quanto aos métodos e exemplos."

Camila Helena Freitas Gomes - Assistente de Mercado - Rede Gazeta – 2012

Programa

Módulo I – Introdução a Inteligência competitiva

Alinhando expectativas e conhecimento em Inteligência Competitiva;

Inteligência Empresarial e Competitiva (de mercado): definições, conceitos e objetivos;

A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva (de mercado), infraestrutura de BI (Business Intelligence);

A dimensão das inteligências e o foco: Organizacional, Empresarial e de Mercado;

O que não é IC;

A diferença entre dados, informação e Inteligência;

Exercício.

Módulo II – O Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)

O Sistema de Inteligência de Mercado (SIM): o que é, componentes do SIM , como funciona o SIM;

Estruturação e implementação do SIM: como identificar as necessidades, planejamento e direção, coleta e análise de dados, de onde e como obter informação valiosa e insider information?

Disseminação e avaliação: criando redes de conhecimento e Inteligência, principais falhas, implementação do SIM na minha empresa: desafios e resultados;

Apresentação de Cases;

Exercícios.

Módulo III - Técnicas de Análise e Métodos para IC

5 técnicas de análise e métodos para IC;

Conceitos, como funciona a implementação;

Seleção, tratamento de coleta, análise e disseminação da informação;

Fatores críticos de sucesso para implementação e resultados dessas práticas de IC;

Como as empresas estão aplicando as práticas de IC e o que realmente funciona;

Erros no gerenciamento de projetos em IC;

Pesquisa REVIE Inteligência e MBI: IC – métodos, técnicas e ferramentas utilizadas nas empresas no Brasil;

Cases;

Exercícios.

Módulo IV

Integração, Indicadores e Nível de Maturidade: como está a minha empresa?;

Como criar, estruturar, implementar e medir indicadores de performance (KPIs) e desempenho para IC – estudo de caso;

Como está a situação atual da IC no Brasil e quais empresas estão se destacando;

Práticas que contribuem com a integração de IC com marketing e vendas;

Nível de maturidade das empresas em Inteligência de Mercado/ Competitiva no Brasil: onde a minha empresa se encaixa?;

Exercícios.

Instrutor(a) Daniela Teixeira Ramos
Daniela Teixeira RamosSócia diretora da REVIE Inteligência Empresarial, empresa de consultoria, processos, capacitação e tecnologia em Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva. Já trabalhou para empresas como IBM, Odebrecht, Carrefour, Marcosa/Grupo Sotreq, SOFTEX, Koerich Telecom, Incaper-ES, dentre outras. Aperfeiçoamento profissional no exterior: Merril Lynch e Davies Communications. Especialista em Marketing Estratégico, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e em Marketing e Negócios (Universidade da Califórnia, Santa Barbara UCSB USA) com graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Professora de MBAs. Colunista do Portal Meta Análise desde 2008, autora de mais de 40 artigos publicados na mídia especializada na América Latina e Europa. Palestrante, moderadora e instrutora em cursos e eventos em diversas instituições como: FECAP, IBRAMERC, SUCESU-SP, SENAC, SEBRAE, SBGC e IBM. Em 2008 criou o método REVIE – Rede de Valor para Inteligência Empresarial.