Gestão

Inteligência Competitiva

Planejamento, estruturação e implementação de uma área de Inteligência de Mercado.

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Objetivos

Capacitar os profissionais no planejamento, na estruturação e na implementação de uma área de Inteligência de Mercado (SIM), com foco nas necessidades da área e em resultados no curto e médio prazo. Capacitar os profissionais na aplicação das metodologias, técnicas de análise e indicadores (KPI`s) aplicáveis à Inteligência nos Negócios.

Programa

Módulo I – Introdução a Inteligência competitiva

Alinhando expectativas e conhecimento em Inteligência Competitiva;

Inteligência Empresarial e Competitiva (de mercado): definições, conceitos e objetivos;

A diferença entre as Inteligências: Organizacional, Empresarial, Competitiva (de mercado), infraestrutura de BI (Business Intelligence);

A dimensão das inteligências e o foco: Organizacional, Empresarial e de Mercado;

O que não é IC;

A diferença entre dados, informação e Inteligência;

Exercício.

Módulo II – O Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)

O Sistema de Inteligência de Mercado (SIM): o que é, componentes do SIM , como funciona o SIM;

Estruturação e implementação do SIM: como identificar as necessidades, planejamento e direção, coleta e análise de dados, de onde e como obter informação valiosa e insider information?

Disseminação e avaliação: criando redes de conhecimento e Inteligência, principais falhas, implementação do SIM na minha empresa: desafios e resultados;

Apresentação de Cases;

Exercícios.

Módulo III - Técnicas de Análise e Métodos para IC

5 técnicas de análise e métodos para IC;

Conceitos, como funciona a implementação;

Seleção, tratamento de coleta, análise e disseminação da informação;

Fatores críticos de sucesso para implementação e resultados dessas práticas de IC;

Como as empresas estão aplicando as práticas de IC e o que realmente funciona;

Erros no gerenciamento de projetos em IC;

Pesquisa REVIE Inteligência e MBI: IC – métodos, técnicas e ferramentas utilizadas nas empresas no Brasil;

Cases;

Exercícios.

Módulo IV

Integração, Indicadores e Nível de Maturidade: como está a minha empresa?;

Como criar, estruturar, implementar e medir indicadores de performance (KPIs) e desempenho para IC – estudo de caso;

Como está a situação atual da IC no Brasil e quais empresas estão se destacando;

Práticas que contribuem com a integração de IC com marketing e vendas;

Nível de maturidade das empresas em Inteligência de Mercado/ Competitiva no Brasil: onde a minha empresa se encaixa?;

Exercícios.

Público-alvo

Indicado para os profissionais que objetivam estruturar uma área de Inteligência Competitiva, criar e melhorar os processos da área de Inteligência e maximizar os resultados da empresa em Marketing e Vendas; conhecer e aprimorar as práticas de Inteligência, técnicas de análise e indicadores (KPI`s) aplicáveis a IC. Profissionais das áreas de vendas, marketing, planejamento, estratégia, inteligência de mercado, pesquisa e tecnologia da informação.

Depoimentos de quem já participou desse treinamento.

"O treinamento nos convida a pensar de diversos pontos: seja no pensamento da diretoria, do vendedor, ou do cliente. Assim a área de inteligência tem um papel fundamental para fornecer material que auxilie na tomada de decisão. A melhor parte e o diferencial desse treinamento é a interação dos participantes com o conteúdo junto com o instrutor deixando as aulas dinâmicas, participativas, gerando maior resultado."

Marcela Buback Teixeira – Analista de Inteligência Competitiva - Rede Gazeta - 2012

"O curso foi muito bom, com total aplicabilidade em minha profissão e na empresa. A professora demonstrou muito domínio na disciplina e mostrou estudos bem práticos que podem ser aplicados no dia-a-dia. Vale ressaltar que a turma também muito contribuiu para enriquecer o curso, pois foi muito participativa, além de ter sido motivador ter contato com outros profissionais e empresas que investem nesta área de Inteligência Competitiva.”

Ana Paula Gatti - Arquiteta/ Analista de Terrenos - Morar Construtora - 2012

"O treinamento inclui visões de mercado e cases exemplificados, que contribuirão com o aumento da visão mercadológica. Treinamento muito aplicável à prática cotidiana, quanto aos métodos e exemplos."

Camila Helena Freitas Gomes - Assistente de Mercado - Rede Gazeta – 2012

Instrutor(a) Daniela Teixeira Ramos
Daniela Teixeira RamosSócia diretora da REVIE Inteligência Empresarial, empresa de consultoria, processos, capacitação e tecnologia em Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva. Já trabalhou para empresas como IBM, Odebrecht, Carrefour, Marcosa/Grupo Sotreq, SOFTEX, Koerich Telecom, Incaper-ES, dentre outras. Aperfeiçoamento profissional no exterior: Merril Lynch e Davies Communications. Especialista em Marketing Estratégico, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e em Marketing e Negócios (Universidade da Califórnia, Santa Barbara UCSB USA) com graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM. Professora de MBAs. Colunista do Portal Meta Análise desde 2008, autora de mais de 40 artigos publicados na mídia especializada na América Latina e Europa. Palestrante, moderadora e instrutora em cursos e eventos em diversas instituições como: FECAP, IBRAMERC, SUCESU-SP, SENAC, SEBRAE, SBGC e IBM. Em 2008 criou o método REVIE – Rede de Valor para Inteligência Empresarial.

Cancelamento / adiamento
Por iniciativa da Atitude: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 48h de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis. Pagamentos via Pagseguro serão devolvidos através do mesmo, de acordo com as políticas do Pagseguro.

Por iniciativa do Participante: Será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail marcelo.amaral@prix.com.br com 48h de antecedência do início do curso. O PARTICIPANTE, receberá a devolução em até 10 (dez) dias úteis. Depois deste prazo (48h de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante não comparecer ou desistir do curso após seu início. Caso o valor tenha sido pago com Pagseguro, será necessário aguardar o repasse do valor do Pagseguro para a Atitude para posterior devolução ao matriculado.