Marketing

Marketing Esportivo

Ao final do curso o aluno estará apto a identificar os diversos atores e processos da indústria do esporte, permitindo-lhe buscar aperfeiçoamento profissional e direcionar seus esforços para sua área de interesse.

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Objetivos

Ao final do curso o aluno estará apto a identificar os diversos atores e processos da indústria do esporte, permitindo-lhe buscar aperfeiçoamento profissional e direcionar seus esforços para sua área de interesse.

Público-alvo

Estudantes de ensino superior e profissionais que atuam ou gostariam de atuar no meio esportivo.

Programa

I - Indústria:

O negócio esporte (core business), modelo de gestão atual e proposta de um novo modelo de gestão;

II- Produto:

Que faz o quê; Esporte de alto rendimento, educacional e de participação;

III- Canais:

a) Distribuição – estádios, rádio, TV, Internet, telefonia móvel.

b) Comunicação – mídia espontânea (impressa e eletrônica), marketing digital, eventos e promoções, relações públicas e publicidade.

c) Comercialização – PDVs (bilheterias, lojas de produtos licenciados), agências de marketing esportivo, telemarketing, internet e outros.

IV – Mercado:

a) Consumidor Individual (sócio, praticante, torcedor).

b) Consumidor Corporativo (TV, anunciantes, clubes, governo).

V – Estudo de Caso / Desenvolvimento de Projetos.

Projetos desenvolvidos e comercializados por JHAreias e/ou por terceiros.

Instrutor(a) João Henrique Areias
João Henrique Areias É consultor e professor de gestão e marketing esportivo em MBA’s de instituições de ensino como Trevisan, Facha e FGV. Trabalhou durante 12 anos na IBM (1975-1987), nas áreas de vendas, marketing e comunicação. Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol (2004) e no Departamento de Esportes Olímpicos (2009). Desenvolveu e comercializou diversos projetos esportivos, como o Plano de Marketing da Copa União 87 (campeonato brasileiro de futebol) que viabilizou o Clube dos 13, sendo o primeiro evento esportivo oficial, financiado exclusivamente pela iniciativa privada no Brasil. Teve importante papel na implantação dos PONTOS CORRIDOS no Campeonato Brasileiro de Futebol, a partir de 2003, aprovado por unanimidade pelo Grupo de Trabalho que criou o Estatuto do Torcedor em 2002. O grupo era formado por membros do Ministério dos Esportes, CBF, COB, Clube dos 13, TV Globo, representantes dos atletas (Raí), técnicos (Parreira), árbitros, sindicato dos jogadores de futebol, etc. Viveu e trabalhou nesta área, três anos nos EUA e quatro anos na Espanha, onde participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid. Publicou dois livros – Uma Bela Jogada e Marketing no País do Futebol e mantém uma comunidade na internet sobre o tema com cerca de 4.000 membros (www.marketingesportivo.org).