Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:
Flamengo ou Fluminense? Cerveja ou vinho? Hambúrguer ou churrasco? Esquerda ou direita? Casar ou ganhar o mundo? Concurso ou negócio próprio? Consciente ou inconscientemente, nós produzimos toneladas de decisões todos os dias da nossa vida. As decisões que tomamos ao curto, médio ou longo prazo se dão por processos mentais que são influenciados por preconceitos, pensamentos racionais, emoções, sensações, expectativas e memórias. Sejam simples ou complexas, privadas ou públicas, as decisões são parte essencial da vida. Para o bem ou para o mal, elas afetam tanto aquele que toma a decisão quanto podem afetar as pessoas a sua volta, amigos, família e comunidade. Por um lado, há quem questione se realmente existe liberdade de escolha. Por outro lado, há quem advogue que é somente lançando mão do poder de escolher que se alcança verdadeiro bem-estar. Se as escolhas podem nos levar à liberdade ou ao aprisionamento, assim como e por que elas acontecem, é o que será discutido neste curso. Temas-chave que podem ajudar a entender de forma ampla como tomamos decisões serão tratados de forma direta por meio de estudos de caso. Conceitos da Psicologia, da Sociologia e das Neurociências que têm relevância direta para o entendimento do processo de tomada de decisões fundamentarão a condução das discussões. O objetivo final é propiciar um maior conhecimento sobre o processo de tomada de cisão e sobre técnicas cognitivas e comportamentais para conduzi-lo de maneira mais produtiva e satisfatória.
Público em geral.
* Introdução à Tomada de Decisão: O que é tomada de decisão? Tipos de decisão; Os componentes da tomada de decisão; Os efeitos da quantidade na tomada de decisão; As correntes decisórias; Conceitos e definições.
* Aprendendo a Decidir: Abordagens para a tomada de decisão; Algumas estratégias para tomada de decisão; Procedimento de tomada de decisão; Risco.
* Fazer ou não fazer escolhas? Estamos no controle das nossas escolhas? O Paradoxo da Escolha; Por que fazemos escolhas ruins? Como fazer escolhas difíceis? Escolha e felicidade;
* O Futuro é uma decisão do presente! Perspectiva é tudo! Otimismo X Pessimismo; Escolhas para quem se é e para quem se deseja ser.
Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.