Cursos de verão

Psicologia e Consumo

Uma reflexão sobre as transformações socioculturais que constituem o Imaginário do consumidor e que ajudam a definir hábitos de consumo.

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Objetivos

Os impulsos que levam à compra estão além do próprio produto em si, envolvendo sentimentos e sensações que permeiam o nosso consciente e subconscientes. A ciência que estuda esses comportamentos é a Psicologia do Consumo, que é a busca pelo entendimento de todas as emoções e sentimentos dos movimentos psicosocias que estão envolvido no consumo. O objetivo do curso é apresentar os conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos no comportamento de consumo. Possibilitar uma reflexão sobre as transformações socioculturais que constituem o Imaginário do consumidor e que ajudam a definir hábitos de consumo. A partir de estudos de caso, propor uma análise do papel da propaganda sobre o comportamento de consumo. Buscar a compreensão de como a competitividade e a crescente oferta de produtos pode influenciar a psicologia do consumidor.

Público-alvo

Estudantes e profissionais que se interessam por conhecer mais profundamente sobre o tema.

Programa

1 – Teorias Psicológicas e Comportamento do Consumidor

Psicanálise e Comportamento do Consumidor: O Inconsciente freudiano e o desenvolvimento psicossexual como preditor de padrões de consumo; O Inconsciente Coletivo junguiano e a influência dos arquétipos nos padrões de consumo; Teorias de Aprendizagem e o condicionamento de padrões de comportamento de consumo; A Psicologia Cognitiva e os processos mentais por detrás dos padrões de consumo; A psicologia Humanista de Maslow e o papel da Hierarquia das Necessidades nos padrões de consumo.

2 – Grupos de Consumo e Cultura

A Psicologia Social e a constituição e funcionamento dos grupos sociais e suas interferências sobre o comportamento do consumidor; O consumidor no contexto social e cultural: estilos de vida e modos de existência na atualidade.

3 – Contribuições das Neurociências para o entendimento do consumo

Os estudos sobre percepção, memória e tomada de decisão e suas contribuições para o entendimento do comportamento do consumidor.

4 – Propaganda e Psicologia

O uso de recursos psicológicos pela propaganda; Possíveis impactos da propaganda sobre o comportamento do consumidor.

Instrutor(a) Angelita Scardua
Angelita Scardua

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.