Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:
Algumas *pesquisas recentes chegam a apontar que jovens com idade entre 7 e 16 anos passam 10h por dia em frente a telas de celulares, tv’s e vídeo games, sendo que quase integralmente conectados a Internet. Uma geração que vive com a tecnologia 24h em vários ambientes. Novos comportamentos, novas relações, novos valores, novas condutas e tudo caminhando para um futuro que não conseguimos dimensionar. Quais serão os benefícios? Quais serão os malefícios? Conseguimos pensar como será essa relação com a tecnologia em 10, 20 anos? Como os pais podem orientar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos hoje com a tecnologia cada vez mais enraizada em nossas vidas? O seminário traz como proposta a discussão sobre o tema, feita por especialistas de diferentes áreas. O objetivo é munir os participantes de informações, de forma a contribuir com o processo educacional, de orientação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Compreender o cenário que estamos e para onde estamos caminhando em relação ao uso da tecnologia tão constante em fases tão importantes do desenvolvimento humano.
Todos que vivenciam, convivem e influenciam de alguma forma a vida de crianças e adolescentes: os próprios pais e parentes próximos, educadores, profissionais da área da saúde e bem estar, empresas produtoras e prestadoras de serviço para o público, estudantes e demais interessados.
13h50 às 14h30 - Painel 1: O que os pais acham que sabem sobre os seus filhos e a tecnologia, e o que deveriam saber com Angelita Scardua.
Diz-se frequentemente que as crianças e os jovens de hoje dominam a tecnologia, mas será que eles dominam ou são dominados pelos recursos tecnológicos? Quem são essas crianças e esses jovens da era da informação? Como os pais podem contribuir para que seus filhos utilizem os recursos tecnológicos de maneira saudável num mundo em que os adultos tornam-se dependentes do celular e das redes sociais? Como proteger e cuidar da segurança e do bem-estar dos filhos frente ao uso dos recursos tecnológicos em casas e em vidas baseadas no fascínio pela tecnologia? Será que a tecnologia pode ajudar filhos e pais a serem mais felizes?
14h30 às 14h40 - Comentários.
14h40 às 15h20 - Painel 2: Ferramentas e recursos tecnológicos para controle parental com Gilberto Sudré.
A Internet pode ser uma ferramenta com diversos usos positivos na educação das crianças. Além de ser fonte de aprendizagem e entretenimento, é um importante meio de sociabilização para pequenos e grandes. Porém, toda essa interatividade pode trazer riscos às crianças. Pedofilia, bullying digital e acesso a conteúdos impróprios são alguns dos perigos aos quais as crianças podem ficar expostas na rede. Podemos usar a tecnologia para proteger as crianças e adolescentes dos perigos da Internet? Quais ferramentas podem ser utilizadas? Qual o grau de eficiência no uso destas ferramentas?
15h20 às 15h30 - Comentários.
15h30 às 15h50 - Coffee break.
15h50 às 16h30 - Painel 3: Como usar a tecnologia a favor da criatividade e inovação com Denis Andrade.
16h30 às 16h40 - Comentários.
16h40 às 17h20 - Painel 4: Direito Digital: O que você precisa saber sobre direitos e deveres na Internet para orientar crianças e adolescentes com Mariza Melo.
Quais são os perigos trazidos pela sociedade digital e como se proteger fazendo uso da tecnologia de forma segura, ética e legal, para uso pessoal ou profissional? Quais os cuidados que os pais devem tomar com seus filhos no uso da internet? E os próprios filhos? Tudo é permitido? Ou cada vez mais nossa reputação está on-line e em tempo real, ambiente em que a vida ficou digital, mas as consequências são bem reais? Quais são nossos direitos e deveres nesse mundo virtual? Este painel irá abordar: Direito Digital. O que é?; Marco Civil da Internet e outras leis que tratam do Direito Digital. Como era antes e como ficou; Direitos e deveres nas relações virtuais; condutas; Publicidade na internet, jogos e aplicativos; abusos; Direitos autoriais X liberdade de expressão X direito à informação X privacidade X anominato – conflitos; Crimes e fraudes na internet. O que pode acontecer com seu filho na internet, o que fazer e quem procurar; Responsabilização civil e criminal.
17h20 às 17h30 - Comentários.
17h30 - Encerramento.
Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.
Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Apresentador do quadro Vida Digital na WebTV Espírito Livre. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores, Internet: O encontro de 2 Mundos e Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.