Atualização Publicitária

Curso de Atualização Publicitária

Em sua segunda edição o Curso de Atualização Publicitária propõe uma metodologia exclusiva, planejada com foco na prática e no desenvolvimento de cada participante. Através da inclusão de um mapeamento pré e pós curso, o aluno será direcionado a aproveitar ao máximo de cada módulo.

Receba uma notificação por email caso uma turma deste curso seja agendada:

Objetivos

A comunicação está cada dia mais multidirecional, hipertextual, cibercultural. Os profissionais atuantes desta área tão diversificada precisam constantemente se atualizar. Este projeto tem o propósito de atender à demanda de aperfeiçoamento e atualização dos profissionais de comunicação do ES.

Em sua segunda edição, o Curso de Atualização Publicitária tem como objetivo principal rever e aperfeiçoar, junto aos profissionais, práticas referentes ao trabalho das agências frente ao atual cenário da comunicação, contribuindo com o desenvolvimento do mercado no ES.

Objetivos Específicos:

Promover a troca de experiências dos participantes;

Atualizar o conhecimento sobre as ferramentas disponíveis para operação de uma agência de propaganda;

Identificar as habilidades e competências inerentes a cada área de atuação dentro de uma agência de propaganda e

Compartilhar as mais eficazes e atuais práticas profissionais.

Calendário - Total de 116h

  • Gestão de Contas - Módulo Obrigatório Instrutora: Luciana Moura

    11 de maio. 8h/aula

  • Planejamento - Módulo Obrigatório Instrutor: Ruy Roberto Ramos

    18 de maio. 8h/aula

  • Criação Publicitária I & II - Módulo Obrigatório Instrutores: Andre Muhle, Victor Mazzei e Pedro Scandiani

    08 e 22 de junho. 16h/aula (8h/aula por dia)

  • Produção Gráfica - Módulo Opcional Instrutor: Emanuel Sales

    06 de julho. 8h/aula

  • Mídia - Módulo Obrigatório Instrutora: Leila Ferraz

    20 de julho. 8h/aula

  • Produção Audiovisual - Módulo Opcional Instrutores: Marcos Rivero e Beto Castelluber

    03 de agosto. 8h/aula

  • Gestão Administrativa - Módulo Obrigatório Instrutor: Fernando Manhães

    17 de agosto. 8h/aula

  • Gestão de Custos e Gestão Financeira - Módulo Obrigatório Instrutor:Douglas Chamon

    31 de agosto e 14 de setembro. 16h/aula (8h/aula por dia)

  • Novas Tecnologias - Módulo Opcional Instrutor: Liliane Ducasble

    28 de setembro. 8h/aula

  • Métricas e Resultados- Módulo Obrigatório Instrutora: Natache Fiel

    05 de outubro. 8h/aula

  • Marketing de Serviços - Módulo Opcional Instrutora: Carine Cardoso

    19 de outubro. 8h/aula

  • Comportamento do Consumidor - Módulo Opcional Instrutora: Angelita Scárdua

    26 de outubro. 8h/aula

  • Coaching com Adilson Neves

    4h - atendimento individual em data e horário agendado

Público-alvo

O Curso de Atualização Publicitaria é indicado para profissionais de agências de propaganda, além de profissionais de veículos, fornecedores, empresas anunciantes e profissionais de marketing que buscam o crescimento profissional ou de suas empresas.

Estudantes recém-formados ou que estejam finalizando a graduação - a partir do sétimo período.

Demais interessados.

DEPOIMENTOS DE QUEM FEZ O CAP 2012.

O curso realmente superou todas as minhas expectativas. Profissionais altamente qualificados e dispostos a ensinar de forma proativa. Saio do curso com a certeza de que não posso parar e com a vontade de fazer tantos outros aqui. O meu muito obrigada a equipe da Atitude, que sempre esteve a disposição para sanar qualquer dúvida. Muito obrigada aos queridos professores, em especial ao Marco Machada, Luciana Moura, André Muhle, Victor Mazzei e Ruy Ramos, todos muito queridos.

Amanda P. Soares

Participar do curso acrescentou muito à minha formação, tanto por compartilhar experiências com pessoas que já estão no ramo, quanto por compartilhar novas ideias. Os professores escolhidos foram, sem dúvida, os melhores do mercado e nos incentivaram e motivaram a desenvolvermos, na teoria e na prática, nossa capacidade de produção.

Brígida Tinelli

O curso de Atualização foi muito produtivo e didático. Os orientadores trouxeram para a sala de aula, vários cases de sucesso, além de toda experiência adquirida no mercado. Tivemos a oportunidade de atualizar e adquirir novos conhecimentos através de aulas dinâmicas e com um ótimo conteúdo. Mesmo estando ainda em período de conclusão de curso, onde temos um conteúdo bem atual, o curso de atualização me acrescentou muito conteúdo que não vemos na faculdade.

Marília Neves

Calendário - Total de 116h

  • Gestão de Contas - Módulo Obrigatório Instrutora: Luciana Moura

    11 de maio. 8h/aula

  • Planejamento - Módulo Obrigatório Instrutor: Ruy Roberto Ramos

    18 de maio. 8h/aula

  • Criação Publicitária I & II - Módulo Obrigatório Instrutores: Andre Muhle, Victor Mazzei e Pedro Scandiani

    08 e 22 de junho. 16h/aula (8h/aula por dia)

  • Produção Gráfica - Módulo Opcional Instrutor: Emanuel Sales

    06 de julho. 8h/aula

  • Mídia - Módulo Obrigatório Instrutora: Leila Ferraz

    20 de julho. 8h/aula

  • Produção Audiovisual - Módulo Opcional Instrutores: Marcos Rivero e Beto Castelluber

    03 de agosto. 8h/aula

  • Gestão Administrativa - Módulo Obrigatório Instrutor: Fernando Manhães

    17 de agosto. 8h/aula

  • Gestão de Custos e Gestão Financeira - Módulo Obrigatório Instrutor:Douglas Chamon

    31 de agosto e 14 de setembro. 16h/aula (8h/aula por dia)

  • Novas Tecnologias - Módulo Opcional Instrutor: Liliane Ducasble

    28 de setembro. 8h/aula

  • Métricas e Resultados- Módulo Obrigatório Instrutora: Natache Fiel

    05 de outubro. 8h/aula

  • Marketing de Serviços - Módulo Opcional Instrutora: Carine Cardoso

    19 de outubro. 8h/aula

  • Comportamento do Consumidor - Módulo Opcional Instrutora: Angelita Scárdua

    26 de outubro. 8h/aula

  • Coaching com Adilson Neves

    4h - atendimento individual em data e horário agendado

Programa

O programa do curso é composto por 12 módulos, sendo 7 deles obrigatórios e 5 opcionais.

METODOLOGIA

Para o Curso de Atualização a coordenação da Atitude junto aos instrutores, desenvolveu uma metodologia de ensino exclusiva, com foco no aprendizado do aluno adulto, na prática e no desenvolvimento das competências do profissional.

1) PRÉ-CURSO - Exclusivo para alunos que participarem no mínimo do pacote básico, composto por 9 módulos.Mapeamento de Competências.

A) Entrevista Individual. Realização de um Diagnóstico Individual concreto, que irá detalhar o nível adquirido de cada hábito procurado. Este diagnóstico é feito através de uma entrevista pessoal juntamente com o Consultor Adilson Neves. Será feito ainda a aplicação da Ferramenta DISC 2.0 Classic, que dará o perfil das competências que precisam ser desenvolvidas.

Duração: 02 horas – individual – em horário marcado.

B)Entrega do relatório DISC 2.0 Classic em até 04 dias.

2) Material de nivelamento pré aula – Todos os alunos receberão com antecedência um material que deverão ler / assistir, antes da aula para garantir que a turma esteja o mais nivelada possível no dia da aula. Isso irá proporcionar que o instrutor dê mais atenção a parte prática.

3) Aulas expositivas, dialogadas, com foco na prática - Através de apresentação de cases e atividades em sala. O objetivo maior é promover o aluno, sua interação e propor novas formas de resolução de problemas comuns.

4) PÓS-CURSO - Exclusivo para alunos que participarem no mínimo do pacote básico, composto por 9 módulos. Devolutiva do Diagnóstico Individual. Haverá uma conversa com o participante para explicar o que foi observado, os hábitos que deverão ser desenvolvidos. O objetivo da entrevista é contrastar se a pessoa tem essa mesma percepção de sua problemática e se está de acordo em trabalhar nesses pontos de verdade. Nesta mesma entrevista, são passadas as instruções do preenchimento do seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Instrutor(a) Adilson Neves
Adilson Neves

Advanced Master Coach na metodologia PCWT - Programa Coaching Work Team com atuação direta no desenvolvimento de performance de executivos e gestores estratégicos a partir de metodologia própria para os processos de Executive Coaching e Team Coaching. É graduado em Direito, Jornalismo e Teologia. É pós-graduado em Liderança Avançada e Andragogia pelo Haggai Institute (EUA). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Gestão Geral, Marketing, Comercial e Recursos Humanos; inclusive como servidor e prestador de serviços na área pública. É Consultor, Instrutor e palestrante com mais de 5000 trabalhos executados em diversas empresas, instituições públicas e privadas, inclusive no exterior. Professor da cadeira de Análise de Mercado do curso de Gestão Industrial da Fucape (ES), cadeira de Marketing no curso de Gestão do 3o. Setor na FTU (ES). Consultor e docente do Sebrae, IEL, ABAV, HSM Educação, CVQ, Atitude Educação Executiva e Academia Empresarial Apras (PR) e ESIC - Business & Marketing School. Articulista das Revistas ES Brasil (ES), Voz de Esperança, portal do Instituto Jetro (PR) e F5 Notícias (MG). Atual Cônsul da República de Moçambique no Espírito Santo e Paraná; e fundador da CCBM - Câmara de Comércio Brasil Moçambique.

Instrutor(a) André Muhle
André Muhle

Diretor de Criação da Ampla, agência com unidades em Pernambuco e no ES. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, com passagens por diversas agências de grande porte. Trabalhou em campanhas políticas e foi, durante dois anos, roteirista da Rede Globo de Televisão. Premiado no Festival de Gramado, no Prêmio Abril, no ANJ, no Show Up, no Prêmio Colunistas e, em 2008, vencedor da Maratona Jóvenes Creativos do FIAP - Festival Iberoamericano de La Publicidad, que aconteceu em Buenos Aires. Em 2012, foi eleito Profissional de Propaganda do Ano pelo Prêmio Colunistas, regional Centro-Leste.

Instrutor(a) Angelita Scardua
Angelita Scardua

Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP/SP), com formação complementar em Psicologia Analítica e em Neurociências e Comportamento. Atua como psicóloga clínica e como professora de graduação e de pós-graduação há treze anos. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Social e da Personalidade, com ênfase nas experiências características da Vida Adulta e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país (Mestrado/2003). Coordena grupos de estudo e cursos na área de Psicologia Analítica, Psicologia Positiva e Neurociências. É membro efetivo da International Positive Psychology Association, da International Association for Jungian Studies e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Instrutor(a) Beto Castelluber
Beto Castelluber

Publicitário formado pela UFES em publicidade e propaganda. Especializou-se em cinema e televisão com workshops em São Paulo, Cuba e Londres. Começou como produtor na Gazeta Produções e tornou-se diretor por instinto, talento e vocação. Também já atuou como diretor em São Paulo dirigindo para agências e clientes do Brasil e para o Governo de Angola. Com mais de 15 anos de experiência na direção de filmes publicitários, institucionais, vídeo-clips e campanhas políticas, possui vários comerciais premiados, incluindo comercial finalista do Profissionais do Ano da Rede Globo. Com breve passagem como cliente, foi sub-secretário de marketing da Prefeitura de Vitória e, começa a atuar como diretor artístico para eventos ao vivo.

Instrutor(a) Carine Cardoso
Carine CardosoPublicitária com formação pela Universidade Federal do ES; Pós-graduada em Marketing pela ESPM (SP) Mestre em Cultura, Educação e Teatro pela UNIRIO. Pós MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV. Formação em Gestão para Resultados pela Fundação Dom Cabral. Professora universitária na FAESA (ES) no curso de Comunicação Social desde 2002. Professora de pós-graduação na área de Marketing e Planejamento. Autora e co-autora de artigos sobre Marketing, Live Marketing e Consumo publicados no Intercom e no Comunicon (ESPM). Consultora e realizadora de Planejamentos de Marketing para empresas no segmento de Clinicas Populares, Banco de Investimentos, Arquitetura e Educação e Negócios. Integrou o Conselho Consultivo do Grupo Prix de Comunicação. Atuou como Gestora Comercial e Marketing durante 15 anos. Jurada do AMPRO GLOBAL AWARDS 2016/2017/2019, etapa Regional e Nacional.
Instrutor(a) Douglas Chamon
Douglas Chamon

Economista, Especialista em Economia Internacional e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Diretor da Libra Consultoria Econômica Ltda (desde 2001): áreas de atuação – Gestão de Custos; de Capital de Giro; Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira de Investimento (BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e demais Instituições Financeiras); Análise de Valor de Empresas – Valuation; Gestor de Recursos de Terceiros autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários; Consultor da FINDES – Federação das Indústrias do ES (IEL- IDEIES) para as mesmas áreas; Consultor do SEBRAE em projetos especiais de avaliação de viabilidade de segmentos produtivos de interesse do Estado do Espírito Santo; Consultor / Parceiro da TECVITÓRIA – Incubadora de Base Tecnológica de Vitória para execução de Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira de Inovações Tecnológicas, destinados ao atendimento de Editais de Inovação ofertados pela FINEP - Financiadora de Projetos de Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia e FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do ES; Instrutor da FINDES (IEL- IDEIES) para os cursos de Gestão de Custos, Financeira e Investimento; Gestor de Fundos de Investimento em Ações e Renda Fixa.

Instrutor(a) Emanuel Sales
Emanuel Sales

Com 16 anos de experiência no mercado gráfico, atuou como gerente de PCP (Planejamento e Controle de Produção) durante 10 anos, em gráficas conceituadas no Rio de Janeiro, como Holográfica Editora e Walprint Gráfica e Editora; Durante 5 anos atuou como consultor de vendas na Grafitusa S/A, com passagem pela Maely Publicidade na mesma função; Atualmente é gerente de vendas da Grafitusa S/A.

Instrutor(a) Fernando Manhães
Fernando Manhães

Graduado em Comunicação Social - Propaganda e Publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo, professor e coordenador de estágios do departamento de Comunicação Social da UFES. Há 30 anos atua no mercado publicitário capixaba, com larga experiência em planejamento, mídia e atendimento.

Iniciou sua carreira em 1982, como produtor gráfico da Quarupe Propaganda e no mesmo ano se tornou sócio da Direta Propaganda. Fundador do Sindicato das Agências de Propaganda do ES, foi vice-presidente de 87 a 89 e presidente de 91 a 94. Em 2000, foi eleito novamente presidente do Sindicato e em 2003, reeleito até 2006.

Em 1987, fundou a Prisma Propaganda, que ao longo de sua história, conquistou vários prêmios regionais, nacionais e internacionais.

Em 2001, após a aquisição e criação de novas empresas, constitui a Prix Participações, holding responsável pelas diretrizes estratégicas de todas as ações do grupo, do qual fazem parte a Prisma Propaganda, Equipe de Eventos, Cin Classificados, Bits Digital e a Atitude Educação Executiva.

Conselheiro da Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO de 1995 a 1997 e Delegado do Sindicato das Agências de Propaganda do ES junto a FENAPRO de 1997 a 2000. Atualmente ocupa a Diretoria de Projetos Especiais desta entidade e é o Presidente da ABAP Espírito Santo.

Instrutor(a) Leila Ferraz
Leila FerrazPublicitária. Especialista em comportamento humano e desenvolvimento organizacional pela Universidade Federal do ES. Formada em Coaching de Carreira pela Alpha Mind/RJ. Especialista em Coaching Clinic pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Diretora do Centro de Desenvolvimento Humano Ser Vivo. Vencedora do Prêmio Colibri de Melhor Mídia do mercado capixaba. Eleita pela Revista Propaganda e Marketing de São Paulo, a melhor Mídia do Estado do ES, destacando-se entre as 10 melhores profissionais do Brasil. Compartilha sua experiência através de encontros, consultorias, palestras, assessorias, e onde mais a permitirem “ousar” a disseminar tudo que aprende sobre inovação, desenvolvimento, colaboração, como criar futuros desejáveis, autoconhecimento, ressignificação, comunicação, gestão, relacionamento, comportamento, carreiras, equilíbrio emocional e, claro, felicidade no trabalho. Sempre norteada pela compreensão do ser e focada em potencializar a paixão das pessoas pelo que fazem e por quem são.  
Instrutor(a) Liliane Ducasble
Liliane Ducasble

Especialista em publicidade online e offline, redação, produção de conteúdo, monitoramento de mídias sociais, estratégias de social media, internet, novas mídias, gestão de projetos e gestão de pessoas. Analista de Desenvolvimento Comercial do maior portal de conteúdo do Espírito Santo, Suporte da Equipe Comercial em planos de mídia especiais, atua na área de Comunicação e Marketing do veículo, realizando demandas de relacionamento com o mercado anunciante e o mercado audiência.

Instrutor(a) Luciana Moura
Luciana Moura

Mestre e Doutora em Psicologia, área de pesquisa: Relacionamento interpessoal e mídia pela UFES. MBA Marketing Empresarial pela SEDES/UVV. Especialista em Cinema e Vídeo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo – SP. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFES. Professora da UVV e da Faculdade Novo Milênio, compondo o corpo docente dos cursos de graduação em Comunicação Social e Administração de Empresas; e de cursos de Pós-Graduação também nas áreas de Comunicação e Administração. Docente convidada na FUCAPE, ministrando disciplinas nos cursos de Pós-graduação em Marketing e Mestrado em Administração.

Instrutor(a) Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UFES, produtor de áudio, músico multi-instrumentista, cantor, compositor, locutor publicitário e proprietário da REC Comunicação Musical. Também já atuou como professor de técnica vocal para cantores e atores (na escola de Teatro e Dança FAFI).

Instrutor(a) Natache Fiel
Natache Fiel

Graduada em Administração de Empresas pela UFES; pós graduada em Gestão Estratégica de Marketing pela UFES; Curso de Capacitação na Construção e Implementação do Balanced Scorecard - BALANCED SOCRECARD COLLABORATIVE; Experiência em planejamento e condução de Pesquisas de Marketing; Experiência em implementação de Sistemas de Gestão de Estratégias e Marketing em empresas desde 1997.

Instrutor(a) Pedro Scandiani
Pedro Scandiani

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faesa em 2005 e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas em 2011, é sócio proprietário e Diretor de Criação da Ball Comunicação desde a sua fundação. Antes da Ball, trabalhou nas maiores agências do ES e do RJ, como Contemporânea, McCann Erickson, Prisma Propaganda, MP Publicidade e Ampla Comunicação, sempre como Diretor de Arte ou Coordenador de Criação. Na sua carreira, já atendeu clientes como Governo do Estado do Espírito Santo, Coca-Cola, L’Oreal Paris, Renault, Devassa, Banestes, Vale, Hortifruti, Fortlev e Vivo, conquistando com seu trabalho prêmios de expressão nacional como: CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), Prêmio O GLOBO, Prêmio ANJ e Prêmio Abril.

Instrutor(a) Ruy Roberto Ramos
Ruy Roberto Ramos

Publicitário, 37 anos de experiência de mercado. Graduado e Pós-Graduado em Propaganda e Marketing pelo IMES– Instituto Metodista de Ensino Superior, em SP, Professor do Curso de Comunicação Social da UFES, Professor de diversos Cursos de Pós-Graduação no Estado do Espírito Santo e Bahia. Trabalhou no Departamento de Marketing de empresas multinacionais e em agências de propaganda de São Paulo e no ES, nas áreas de criação (redator) e de planejamento. Atualmente é Consultor nas áreas de Marketing e Comunicação Empresarial, atendendo algumas empresas do ES.

Instrutor(a) Victor Mazzei
Victor MazzeiRedator Publicitário, Professor de Publicidade (Faesa), Mestre em História (Ufes), Doutorando em Educação Física (Ufes), Sócio da Agência Propaganda ao Quadrado de 1998 a 2007. Autor do livro "Criatividade: o que inspira suas ideias?" e "A relação entre a imprensa e a publicidade na ditadura brasileira: As estratégias de sobrevivência e a autonomia do jornal O Diário"